Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Relatório preliminar da revisão da GNSO publicado para comentários públicos – Dê sua opinião, faça seus comentários!

8 juin 2015
Par Jen Wolfe

picture of ccNSO chair Byron Holland

Durante esse período tão movimentado antes do ICANN53, recomendo que vocês reservem um tempo para fazer comentários sobre o relatório preliminar: revisão da GNSO.

Por que isso é importante?

Essa revisão faz parte do compromisso da ICANN com a melhoria contínua, a responsabilidade e a transparência. Ela usa mecanismos e medidas para manter a confiança pública na viabilidade, na confiabilidade e na responsabilidade da ICANN.

A Organização de Apoio a Nomes Genéricos (GNSO) tem um papel importante: é o órgão elaboração de políticas responsável por domínios genéricos de primeiro nível, como .COM, .NET e .ORG. A GNSO trabalha para manter a operação justa e ordenada dos gTLDs na Internet global, promovendo a inovação e a concorrência. O período de comentários públicos continuará aberto até 20 de julho. Suas opiniões embasarão a preparação do Relatório Final.

A examinadora independente Westlake Governance Limited elaborou um relatório depois de um trabalho extenso e uma consulta com representantes da GNSO e outros membros da comunidade. O Grupo de Trabalho de Revisão da GNSO, formado por 20 pessoas comprometidas que eu tenho o prazer de presidir, investiu muita energia e muito tempo para que a Revisão da GNSO e suas recomendações sejam úteis e possibilitem a melhoria contínua. Depois de 17 reuniões e duas rodadas com aproximadamente 120 comentários, o relatório preliminar ficou pronto, e agradeço o apoio e a dedicação dos membros do Grupo de Trabalho.

Sim, o relatório preliminar é longo, mas a GNSO é uma organização muito complexa e importante. Foram incorporados vários recursos úteis para ajudar vocês.

  • O resumo do relatório (seção 1, páginas 4 a 20) oferece uma breve visão geral do trabalho da Westlake e define 36 recomendações propostas divididas em quatro temas: Participação e representação, desenvolvimento contínuo, transparência e alinhamento ao futuro da ICANN.
  • Foram desenvolvidos modelos em Word e pdf para facilitar o envio de comentários públicos, e recomendamos que vocês os utilizem.
  • Membros da equipe da Westlake fornecerão informações sobre o relatório preliminar ao Conselho da GNSO e a vários outros grupos durante o ICANN53. Para obter mais informações, acesse a wiki da comunidade de revisão da GNSO.

Depois de considerar os comentários da comunidade através do processo de comentários públicos, de encontros pessoais no ICANN53 e da interação contínua com o Grupo de Trabalho da Revisão da GNSO, a Westlake apresentará seu Relatório Final no fim de agosto. O relatório final, junto com os comentários públicos, será considerado pela Diretoria. Depois que a Diretoria tomar medidas e aceitar o relatório, a fase de implementação será iniciada.

Darei notícias sobre o andamento desse processo.

Em nome da GNSO, agradeço as opiniões de vocês!

Jen Wolfe é Presidente do Grupo de Trabalho da Revisão da GNSO

Informações úteis

Contato da Westlake Governance: gnsoreview@westlakegovernance.com

Authors

Jen Wolfe

GNSO Council, Chair of the 2014 GNSO Review Working Party