Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Começo do lançamento da versão Beta do site de WHOIS – Fase I

4 novembre 2013
Par ICANN Blog

por Margie Milam, Diretora Sênior – Iniciativas Estratégicas

Em novembro passado, a ICANN decidiu fazer melhorias importantes no WHOIS, especialmente no que tange à precisão e ao acesso. Foram dedicados muitos recursos para implantar melhorias em base ao trabalho da Equipe de Revisão do WHOIS.

Tenho o prazer de informar que a ICANN tem alcançado vários marcos, entre eles, requisitos contratuais fortalecidos (como os novos requisitos de validação e verificação e os padrões para serviços de privacidade/proxy) e processos de conformidade enxutos para tratar as reclamações por imprecisões no WHOIS. Além disso, a ICANN tem participado de uma série de eventos de extensão dos registradores globais para facilitar a transição para esses novos requisitos. Nos próximos meses, a ICANN vai lançar uma série de outras melhorias, baseadas no Plano de Ação [PDF, 119 KB] adotado pelo Comitê da ICANN.

Hoje, a ICANN está iniciando a Fase I do Site do WHOIS, agora disponível para receber suas opiniões e comentários. O Site de WHOIS é um dos projetos chave que estão surgindo a partir da resposta da ICANN ao Relatório Final da Equipe de Revisão de WHOIS.

Pela primeira vez, você pode visitar um site para informar-se acerca de WHOIS. A Fase I oferece uma localização central para informações sobre quaisquer aspectos de WHOIS. O Site de WHOIS consolida o conteúdo relativo a WHOIS em um formato fácil de ser lido e fácil de ser localizado. Ele será submetido a futuras atualizações na Fase II para incluir uma funcionalidade com formato de portal de busca centralizado para todos os gTLD, junto a uma publicação sobre estatísticas de precisão para rastrear a eficácia das recentes melhorias no serviço de WHOIS.

A Fase I inclui:

  • História de WHOIS
  • Visão geral técnica
  • Glossário
  • Centro de Conhecimentos para localizar documentos relativos a WHOIS
  • Get Involved – para aqueles interessados em participar em atividades de políticas
  • Improve WHOIS – espaço aonde encaminhar as queixas sobre precisão e acesso.
  • Perguntas mais frequentes

Experimente e diga-nos se você o acha útil, ou forneça sua opinião sobre como ele pode adaptar-se melhor a suas necessidades em http://whois.icann.org/en/submit-feedback.

O Site de WHOIS é apenas uma das muitas maneiras que a ICANN tem para implantar as recomendações da Equipe de Revisão de WHOIS. Para saber mais acerca do estado das outras melhorias feitas no WHOIS, a ICANN tem publicado o primeiro Relatório Anual sobre Melhorias no WHOIS, que descreve todas essas atividades e informa o virá nos próximos meses.

Authors

ICANN Blog