Annonces de l'ICANN

Lisez les annonces de l'ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Endereços IPv4 remanescentes a serem redistribuídos entre os Registros de Internet Regionais | A Redistribuição de Endereços Indica que o IPv4 Está Próximo da Exaustão Total

20 mai 2014

A ICANN anunciou hoje que deu início ao processo de alocação dos blocos restantes de endereços de Protocolo de Internet versão 4 (IPv4) para os cinco Registros Regionais da Internet (RIRs). A ativação desse procedimento foi iniciada quando o fornecimento do LACNIC, Centro de Informação sobre Redes para a América Latina e o Caribe, de endereços caiu abaixo de 8 milhões.

Essa ativação indica que o fornecimento global de endereços IPv4 está chegando a um nível crítico. À medida que mais e mais dispositivos passam a funcionar pela Internet, a demanda de endereços IP sobe e o IPv4 não tem capacidade suficiente para fornecer endereços para facilitar essa expansão. A ICANN encoraja os operadores de redes do mundo inteiro a adotar o IPv6, que deixa espaço para o rápido crescimento da Internet.

"Estamos gratos pela orientação que recebemos dos RIRs à medida que a quantidade de endereços IPv4 sem alocar vai diminuindo", afirmou Elise Gerich, vice presidente da IANA e das Operações Técnicas da ICANN. "Essa redistribuição a partir do pequeno grupo de endereços IPv4 mantidos por nós garante que cada região receba um número igual de endereços enquanto continuamos trabalhando com a comunidade para aumentar o apoio ao IPv6".

Para lidar com essa queda crítica na quantidade de números disponíveis para o LACNIC, Centro de Informação sobre Redes para a América Latina e o Caribe, as cinco comunidades elaboradoras de políticas dos RIRs estabeleceram uma política para a redistribuição igual pela ICANN. Isso é conhecido como a fase de alocação descrita na Política Global para Mecanismos de Alocação Pós-Exaustão de IPv4.

"O Espaço de Endereços IPv4 Recuperados da IANA continha cerca de 20 milhões de endereços IPv4 hoje de manhã e está agora com aproximadamente metade desse total", disse Leo Vegoda, gerente de Excelência Operacional da ICANN. "Redistribuir blocos cada vez menores do espaço de endereços IPv4 não é uma maneira sustentável para o crescimento da Internet. O desdobramento do IPv6 é um requisito para qualquer rede que precise sobreviver".

IPv6 facilita o crescimento exponencial da Internet fornecendo 340 undecilhões de endereços exclusivos, em comparação aos 3,7 bilhões fornecidos pelo IPv4.

"Para continuar fomentando o crescimento econômico e a oportunidade proporcionados pela Internet, estamos em um momento em que a rápida adoção do IPv6 é uma necessidade para manter esse crescimento", declarou Gerich.