Annonces de l'ICANN

Lisez les annonces de l'ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

León Felipe Sánchez Ambía foi selecionado pela comunidade At-Large para o cargo de membro da Diretoria da ICANN

27 février 2017

Em nome de Tijani Ben Jemaa, presidente do Comitê para o Processo de Seleção de Membros da Diretoria (BMSPC - Board Member Selection Process Committee), anunciamos o resultado final da eleição para a vaga #15 da Diretoria da ICANN, seleção feita pela Comunidade At-Large.

O processo de seleção para a vaga na Diretoria da ICANN, processo de seis meses liderado pela Comunidade At-Large, finalizou oficialmente em 27 de fevereiro de 2017. León Felipe Sánchez Ambía foi eleito pela At-Large como sucessor da Rinalia Abdul Rahim e vai iniciar seu mandato de três anos como membro da Diretoria da ICANN ao finalizar a reunião ICANN60 (3 de novembro de 2017).

O processo de seleção começou em setembro de 2016, com a formação de dois comitês que foram incumbidos com a tarefa de administrar o cronograma, convocar e avaliar candidatos e organizar a eleição final.

Dos seis indivíduos que encaminharam Manifestações de Interesse para o cargo, Alan Greenberg e León Felipe Sánchez Ambía foram escolhidos finalistas. Antes da eleição, a Comunidade At-Large teve várias oportunidades para formular perguntas aos finalistas, tanto de forma oral quanto escrita, e assim poder fazer uma escolha esclarecida. As estruturas At-Large também participaram da eleição final ao dar instruções sobre como votar aos presidentes da Organização At-Large Regional.

Clicar aqui para ver o resultado e as informações detalhadas sobre o processo de eleição.

Abaixo, veja uma biografia e foto de León Felipe Sánchez Ambía.

Heidi Ullrich, Ariel Liang e Yesim Nazlar

Equipe Administrativa do Programa de Seleção de Membros da Diretoria pela comunidade At-Large.


León Felipe Sánchez Ambía

León Felipe Sánchez Ambía é advogado especializado em propriedade intelectual formado na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Ele fez tem um bacharelado em Propriedade Intelectual pela UNAM e em Direito da Internet pela Harvard Law School.

Desde 2006, León tem sido sócio da Fulton & Fulton, firma de advogados especializada em propriedade intelectual e direito de TI na Cidade do México, como responsável pela divisão de Propriedade Intelectual.

Em 2008, passou a fazer parte do quadro de docentes da Faculdade de Direito da UNAM como professor de Propriedade Intelectual.

León também colidera o capítulo mexicano de Creative Commons e é assessor de diferentes órgãos de governo, incluindo o Escritório de Coordenação de Estratégias Digitais da presidência do México, a Comissão Especial para a Agenda Digital e TI da Câmara dos Deputados do México e a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado do México.

León foi responsável pela redação da Lei de Proteção dos Direitos dos Usuários da Internet do México e participou ativamente de questões como o Anti-Counterfeit Trade Agreement (ACTA), o Stop Online Privacy Act (SOPA), Trans-Pacific Partnership Agreement (TPPA), além de outras iniciativas locais do mesmo tipo, sempre em defesa dos direitos dos usuários e criadores para buscar o balanço entre regulamentações e liberdade.

Atualmente, ele é vice-presidente do ALAC e copresidente do CCWG de Prestação de Contas, funções em que esteve muito envolvido durante a Transição da IANA e nas atividades pós-transição.