Annonces de l'ICANN

Lisez les annonces de l'ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

ICANN: 10 anos, hoje | Uma década de coordenação e tomada de decisões com participação múltipla

30 septembre 2008

En plus des six langues des Nations Unies, ce contenu est aussi disponible en

A ICANN completa dez anos, hoje.

Em 30 de setembro de 1998, os artigos de incorporação da ICANN foram arquivados oficialmente, reconhecendo “uma entidade sem fins lucrativos em benefício público que não visa ganhos privados”.

Um mês mais tarde, a primeira reunião organizacional do Conselho de Diretores foi realizada em Nova Iorque no Holiday Inn JFK e nomeou Michael Roberts como presidente interino e CEO, bem como Esther Dyson como presidente.

Desde então, houve mais dois presidentes, dois novos CEOs, dúzias de membros do Conselho, membros do Comitê e membros do Grupo Consultivo, 153 reuniões oficiais do Conselho, 32 reuniões públicas internacionais e, é claro, centenas de pessoas que contribuíram para fazer da ICANN uma organização líder, global e de participação múltipla que rege o sistema de nomes de domínio por meio de um processo de coordenação e não de controle.

De acordo com o atual presidente, Peter Dengate Thrush: "Dez anos atrás, havia 100 milhões de pessoas que usavam a Internet. Seus inventores achavam, originalmente, que a rede proveria, no máximo, um milhão de usuários. Mas quando a ICANN foi criada, a comunidade da Internet e o governo dos EUA reconheceram que precisavam privatizar o sistema de nomes de domínio para aumentar a competição e a participação internacional.”

“Graças à essa decisão e, com aproximadamente um bilhão e meio de pessoas on-line, a rede ganha força a cada dia que passa. Esperamos, com os planejamentos que temos feito, que os próximos dez anos de crescimento extraordinário também ocorram sem dificuldades para o usuário comum da Internet."

Sendo assim, o que a ICANN fez na década passada?

  • Em 1998, havia um único registrador, que cobrava $50 ao ano por nomes de domínio; hoje, há mais de 900 registradores reconhecidos pela ICANN 1 e um nome de domínio custa a partir de $6 2
  • Ajudou o sistema de nomes de domínio a crescer de três milhões de domínios, na década passada, para mais de 160 milhões, hoje 3
  • Expandiu os domínios de nível superior genéricos da Internet de três (dotcom, dotnet e dotorg) para 16, incluindo .info, .biz, .cat, .asia, .mobi e .name 4
  • Presenciou mais de 35.000 domínios passarem pelo Processo de Resolução Uniforme de Disputas 5, uma alternativa mais rápida, econômica e eficiente aos tribunais de justiça para disputas que envolvem propriedade
  • Desenvolveu diretrizes com envolvimento total de governos, empresas, comunidade técnica e usuários de individuais que tornam o sistema de endereços da Internet capaz de se adaptar às novas utilizações radicais da rede a cada ano

O presidente e CEO da ICANN, Paul Twomey, disse: "A ICANN agora representa uma organização verdadeiramente internacional. Temos escritórios em Los Angeles, Bruxelas e Washington, bem como representações em vários outros países. Os membros do Conselho e do Comitê vêm de todos os cantos do planeta, e a comunidade da ICANN é tão diversa quanto a própria Internet. Espero assistir à continuidade do sucesso da ICANN nos próximos 10 anos e muito mais."

Sobre a ICANN:

Para alcançar outra pessoa na Internet, você precisa digitar um endereço em seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser exclusivo para que computadores saibam onde encontrá-los. A ICANN coordena esses identificadores exclusivos ao redor do mundo. Sem essa coordenação, não teríamos uma Internet global. A ICANN é responsável pela coordenação global do sistema da Internet de identificadores exclusivos como nomes de domínio (como .org, .museum e códigos de países como .uk) e endereços usados em uma variedade de protocolos da Internet que ajudam computadores a se contatar por meio da Internet.

A ICANN se constituiu em 1998. É uma entidade sem fins lucrativos em benefício público de todas as partes do mundo dedicada a manter a Internet segura, estável e uniforme. Ela promove competição e desenvolve diretrizes para identificadores exclusivos da Internet

A ICANN não controla o conteúdo da Internet. Não pode parar spams e não lida com acesso à Internet. Mas, por meio de sua função coordenadora do sistema de alocação de nomes na Internet, ela tem um impacto importante sobre a expansão e a evolução da rede.


1 http://www.icann.org/en/registrars/accredited-list.html

2 Os preços variam de acordo com o registro.

3 Fonte: Zooknic

4 http://www.icann.org/en/registrars/accredited-list.html

5 Fonte: sites WIPO e NAF