Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

PERGUNTAS & RESPOSTAS: O que a Retirada do Google Site Search Significa para a ICANN

18 de abril de 2017
Por Mark Segall

A equipe de Serviços Comunitários de Colaboração da ICANN presta serviços digitais para a comunidade ICANN, o que inclui a organização da ICANN e os websites comunitários. O Google recentemente anunciou uma mudança de direção que afeta todo o ecossistema do website da ICANN. Como diretor deste grupo, eu gostaria de compartilhar o impacto desta mudança - e as medidas que a ICANN está tomando para minimizar os transtornos.

O que o Google está mudando?

O Google recentemente anunciou que a partir de 1 de abril de 2017 (ou ao final de todos os contratos existentes), iria começar a interromper um produto pago bastante usado chamado de Google Site Search.

Até então, o Google oferecia dois produtos de busca:

  • Mecanismo de Busca Personalizado é um serviço gratuito que oferece funcionalidades de busca básicas, mas exige a exibição da marca Google e de anúncios. Ele limita o número de buscas a até 100 por dia.
  • Google Site Search era uma versão paga com mais funcionalidades, inclusive a capacidade de usar a marca ICANN e eliminar anúncios. Ele permitia um número ilimitado de buscas por dia. Este é o produto que o Google retirou do mercado - e os impactos não são pequenos para a ICANN e para qualquer pessoa que visite os nossos websites.

Como esta mudança afeta os websites da ICANN?

Quando você realiza uma busca numa página web da ICANN, você usa o Mecanismo de Busca Personalizado ou o Google Site Search - dependendo de onde a página está. O licenciamento do Google é por website (chamado de coleção). A boa notícia é que estes websites da ICANN já usam a versão gratuita, portanto, não há mudanças:

Três websites da ICANN utilizam a versão paga, então eles passarão a usar a versão gratuita:

Se a ICANN não fizer nada, como a experiência de busca iria mudar para os visitantes destes três websites?

Atualmente, você pode realizar um número ilimitado de buscas em qualquer um dos três websites que utilizam o serviço de busca pago. Os seus resultados de busca aparecem com a marca ICANN e sem anúncios. A ICANN escolheu esta versão do produto de busca do Google porque sentimos que estas opções garantiam a você a melhor experiência de busca.

Com o Mecanismo de Busca Personalizada, os seus resultados de busca incluiriam anúncios. A exibição da marca ICANN ainda seria possível, mas teria um custo funcional - um limite de 100 buscas por dia. Este limite de busca seria inadequado para um site visitado com tanta frequência quanto o www.icann.org. Após atingir o limite, todas as solicitações de pesquisa iriam exibir um "500 error", que é um erro genérico quando os servidores não podem atender solicitações.

Em segundo lugar, como a mudança de versão das nossas coleções de busca exigiram que a ICANN realizasse etapas manuais, os sites afetados correriam o risco de sofrer interrupção dos serviços.

Que medidas a ICANN está tomando para minimizar os problemas?

Com um site com tantos visitantes quanto o icann.org, nós não podemos esperar passivamente pela mudança de versão do mecanismo de busca. Internamente, nós estamos trabalhando para garantir que a mudança seja harmoniosa:

  • A ICANN conseguiu eliminar os anúncios nos três sites afetados aproveitando o nosso status de organização sem fins lucrativos.
  • Nós podemos resolver o problema do limite de 100 buscas comprando capacidade adicional, o que nós podemos ativar assim que os websites tiverem sido passados para a versão com Mecanismo de Busca Personalizada.
  • Nós estamos sendo proativos. A ICANN está controlando o decorrer da migração de nossos três websites. Nós realizaremos a conversão para o Mecanismo de Busca Personalizada durante uma janela de manutenção, para que nós possamos reduzir o impacto aos usuários.
  • Como estratégia de longo prazo, a ICANN está pesquisando potenciais soluções de substituição para o nosso ecossistema de busca existente.

Há alguma ressalva a que se deva estar atento?

Nós estamos tomando todas as precauções para garantir uma transição suave, mas o nosso método tem algumas limitações:

  • Todos os sites devem ser reindexados. Nós esperamos que o impacto seja o menor possível, pois nós estamos fazendo testes com todas as cópias dos sites afetados.
  • Inicialmente, as colocações no site do Google podem mudar - com alguns resultados de pesquisa aparecendo um pouco abaixo na lista.

Quando esta mudança irá ocorrer?

Em 1 de abril de 2017, o Google parou de comercializar o Google Site Search. Os sites existentes podem continuar usando a ferramenta até o fim de seus contratos. As datas de validade para a ICANN são:

  • icann.org1 de julho de 2017
  • IANA1 de julho de 2017
  • At-Large30 de julho de 2017

Tenha a certeza de que a equipe de Serviços Comunitários de Colaboração está fazendo todo o possível para garantir uma transição impecável. Nós compreendemos que esta não é uma solução perfeita, mas por enquanto é a nossa melhor opção. Caso você tenha alguma pergunta, não hesite em enviar um e-mail para mim no endereço mark.segall@icann.org.

Authors

Mark Segall