Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Estratégia regional da ICANN para a América Latina e Caribe vai a Montevidéu

23 de agosto de 2018
Por

null

Palestrantes na linha de divulgação do LAC-i-Roadshow da América do Sul, realizado em Montevidéu, Uruguai.

 


Há pouco mais de quatro anos, tenho ajudado na organização dos LAC-i-Roadshows como gerente de comunicação da América Latina e Caribe. O LAC-i-Roadshow, um projeto criado como parte da Estratégia da América Latina e Caribe [PDF, 212 KB], viaja pela região para falar às partes interessadas regionais sobre os principais tópicos relacionados ao DNS (Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínio).

Tenho trabalhado neste projeto desde a criação do primeiro logotipo do evento, a distribuição do primeiro comunicado de imprensa e a impressão do primeiro banner, e vi 18 edições serem realizadas em várias cidades na região andina, no México/América Central, no Caribe e na América do Sul. Este ano, em 16 de agosto de 2018, o Uruguai foi o anfitrião do LAC-i-Roadshow da América do Sul. Como uruguaia, tive orgulho e satisfação de ver a comunidade da Internet da LAC reunida em Montevidéu.

Esta cidade, onde também está localizado um dos escritórios regionais da ICANN, recebeu mais de 40 participantes. O Roadshow tinha uma programação cheia, com três linhas distintas: divulgação, técnica e corporativa. Os tópicos das sessões incluíram segurança, estabilidade e resiliência do DNS, a implementação da KSK (Key Signing Key, Chave de Assinatura de Chave), Aceitação Universal e o Programa de Novos gTLDs (generic Top-Level Domains, Domínios Genéricos de Primeiro Nível). O evento também apresentou uma visão geral abrangente dos principais assuntos sendo debatidos pela comunidade da ICANN e pelo Ecossistema da Internet como um todo.

Esta edição foi particularmente interessante, porque o fato de ser realizada no Uruguai nos deu a oportunidade de reunir vários membros da comunidade local dos diversos programas e grupos constituintes da ICANN, inclusive o GAC (Governmental Advisory Committee, Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais), a ASO (Address Supporting Organization, Organização de Apoio a Endereços), a ccNSO (Country Code Name Supporting Organization, Organização de Apoio a Nomes de Domínio com Código de País), o ALAC (At-Large Advisory Committee, Comitê Consultivo At-Large), o SSAC (Security and Stability Advisory Committee, Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade) e os Programas Fellowship e NextGen. Durante a linha de divulgação, cada membro apresentou uma visão geral do trabalho, objetivos e atuais atividades dos seus respectivos grupos. Ter um participante de cada um desses grupos foi uma chance única de demonstrar o quanto a comunidade uruguaia está envolvida no ecossistema de governança da Internet. Foi uma excelente oportunidade para mostrar que o Uruguai, bem como toda a região da LAC, tem muito a oferecer para as discussões globais sobre a Internet.

Queremos agradecer sinceramente os nossos dedicados anfitriões locais, a UYNIC, a AGESIC e o MIEM, bem como as organizações parceiras da Casa de Internet, por todo o apoio que tornou este evento possível.

Para Rodrigo de la Parra, vice-presidente da ICANN para a América Latina e Caribe (LAC) e diretor executivo do escritório regional da LAC, foi muito bom estar de volta em "casa" em um fim de semana ensolarado cheio de atividades. Antes do Roadshow, nosso escritório regional em Montevidéu também foi o palco de outra atividade importante. Para saber mais, leia o blog mais recente de Rodrigo Saucedo.

Authors

Alex Dans

Alex Dans

Communications Director, the Americas