Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

A ICANN participará do próximo Fórum de Governança da Internet no México

29 de noviembre de 2016
Por y Nigel Hickson

A semana que vem, os membros da comunidade da ICANN, da Diretoria e da organização participarão do Fórum de Governança da Internet de 2016 (IGF 2016). O presidente da Diretoria, Steve Crocker, e o presidente e CEO da ICANN, Göran Marby, estarão entre os participantes da ICANN. O evento será realizado nos arredores de Guadalajara, no México, de 6 a 9 de dezembro.

Pela terceira vez, e pelo segundo ano consecutivo, o IGF está sendo realizado na região da LAC (Latin American and Caribbean, América Latina e Caribe). A realização do IGF no México dá aos IGFs nacionais e regionais (por exemplo, o LACIGF) a oportunidade de mostrar o progresso do seu trabalho e interagir com as partes interessadas desta e de outras regiões.

Por que o IGF 2016 é diferente?

Este é o primeiro IGF desde que a Assembleia Geral da ONU estendeu o mandato do IGF por mais 10 anos. Essa extensão foi efetivada durante a Revisão do WSIS+10, em dezembro de 2015.

Uma tarefa importante no IGF 2016 será a discussão e a continuidade da codificação dos aprimoramentos significativos necessários nas tecnologias de informação e comunicação (por exemplo, novos dispositivos, sistemas, informações on-line) para que os países consigam atender aos objetivos das Metas de Desenvolvimento Sustentável acordadas pela ONU no ano passado. Essas discussões orientarão as ações dos governos nacionais e regionais, bem como de agências globais e grupos de partes interessadas. O IGF também debaterá sobre questões pertinentes de políticas públicas da Internet, como segurança cibernética e privacidade dos dados.

O IGF 2016 e a ICANN

Para a ICANN, o IGF 2016 é uma oportunidade de apresentar aos participantes a função da ICANN no cenário da Internet. Desse modo, é possível alcançar membros da comunidade global que não participam dos nossos encontros. Nosso objetivo em particular é atrair novas partes interessadas da sociedade civil, da comunidade acadêmica e empresas.

Como parte do Plano de Mitigação da LAC, a organização ICANN está patrocinando as despesas de viagens de partes interessadas da região da LAC para que elas tenham a oportunidade de saber mais sobre governança da Internet e ver como as atividades da ICANN estão relacionadas ao cenário global da governança da Internet. Os participantes patrocinados são da LACTLD (Latin American and Caribbean Top-Level Domain Association, Associação de Domínios de Primeiro Nível da América Latina e Caribe), do LACNIC (Latin American and Caribbean Network Information Centre, Centro de Informações de Redes da América Latina e Caribe), da LACRALO (Latin American and Caribbean Islands Regional At-Large Organization, Organização Regional At-Large da América Latina e Caribe) e da GNSO (Generic Names Supporting Organization, Organização de Apoio a Nomes Genéricos).

Trabalhando com a comunidade, organizamos painéis para explicar como a ICANN pós-transição funcionará, com um foco na função especial dos novos mecanismos de responsabilidade baseados na comunidade. Outro tópico importante será o processo de solicitação de novos gTLDs (generic Top-Level Domains, Domínios Genéricos de Primeiro Nível). Fique atento ao nosso Fórum Aberto e o Day 0 "Town Hall".

Esperamos encontrar você em Guadalajara!

Authors

Rodrigo De La Parra

Rodrigo De La Parra

VP, Stakeholder Engagement & Managing Director - Latin America & Caribbean

Nigel Hickson