Blogs de la ICANN

Los blogs de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Comemorando a ascensão da Internet moderna: primeiro nome de domínio ponto com completa 30 anos

16 de marzo de 2015
Por Akram Atallah

null

Há trinta anos, em 1985, a Internet estava em sua infância. O computador pessoal da Apple, o Macintosh, havia sido colocado no mercado há um ano, e o serviço on-line que se transformou no AOL estava preparando seu lançamento. Foi nesse momento, em 15 de março, que o primeiro domínio ponto com de segundo nível, symbolics.com, foi colocado on-line, marcando o início da Internet moderna.

Apesar da grande promessa, o futuro da Internet naquele momento era incerto. De acordo com um relatório da ITIF (Information Technology & Innovation Foundation, Fundação de Inovação e Tecnologia da Informação) [PDF, 2,2 MB], um think tank sem fins lucrativos e apartidário, a ausência de assinantes e uma infraestrutura técnica subdesenvolvida impediam a ampla adoção da Internet. Foi somente dez anos depois, em meados da década de 90, quando a demanda do consumidor e as velocidades da Internet para uso profissional e pessoal havia melhorado significativamente, que as taxas de uso começaram a crescer continuamente e a Internet começou sua trajetória para tornar-se algo profundamente enraizado na vida diária de todos. Hoje em dia, temos uma geração que não sabe como era a vida sem a Internet.

Atualmente, a Internet ajuda a conectar aproximadamente 3 bilhões de pessoas. Esse ritmo acelerado de crescimento ainda deve aumentar, particularmente nos países em desenvolvimento em que as taxas de crescimento continuam sendo três vezes maiores [PDF, 1,7 MB] que as taxas de países desenvolvidos.

Em 2013, começamos a expandir o Sistema de Nomes de Domínio por meio do Programa de Novos gTLDs em um esforço para aumentar as opções disponíveis aos usuários da Internet à medida que reivindicam suas identidades on-line. Hoje, mais de 500 domínios de primeiro nível, sendo que quase metade deles eram esperados, foram delegados globalmente. Por meio do Programa de Novos gTLDs, vimos novos domínios de vários tipos e assuntos, que serviram para estimular a inovação, a concorrência e a confiança do consumidor. A presença de novos domínios regionais (como, .amsterdam, .osaka etc.) permite aos usuários saber imediatamente a localização de empresas e organizações, e os domínios voltados para causas específicas permitem aos visitantes arrecadar fundos e divulgar informações sobre a causa que defendem com o clique de um botão. A introdução de IDNs (Internationalized Domain Names, Nomes de Domínio Internacionalizados) em escritas, como árabe, chinês e cirílico, é algo ainda mais significativo para os novos usuários dos países em desenvolvimento, pois agora é possível que milhões de usuários da Internet se comuniquem pela Web em seus idiomas nativos. O primeiro domínio pelo Programa de Novos gTLDs, o ponto shabaka, que significa "Web" em árabe, foi um IDN.

Enquanto comemoramos 30 anos de nomes de domínio de segundo nível e pensamos o caminho que já percorremos, é muito gratificante saber que nós, enquanto uma comunidade global da Internet, estamos trabalhando juntos para fazer história novamente.

Authors

Akram Atallah

Anterior President, Global Domains Division