Anuncios de la ICANN

Los anuncios de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

Inauguração do Centro de Emprendimiento e Internet no Paraguai | O centro convoca indivíduos que desejem participar do Primeiro Curso de Treinamento.

19 de septiembre de 2016

O Centro de Emprendimiento e Internet é uma iniciativa aberta da Secretaria Nacional de Tecnologias da Informação e da Comunicação (SENATICs) do Paraguai, da Associação de Domínios de Topo de Códigos de País da América Latina e o Caribe (LACTLD) e da ICANN. O objetivo de estabelecer o Centro é contribuir para a evolução do ecossistema da Internet na região de América Latina e Caribe. O Centro vai constituir-se de repositório de conhecimentos e espaço de networking para adquirir e compartilhar expertise, recursos, treinamento e apoio para a implementação de iniciativas e projetos em ambientes digitais.

Inicialmente, o Centro vai estar focado na capacitação regional em questões relativas ao ecossistema da indústria do Sistema de Nomes de Domínio (DNS). O treinamento e a educação vão fornecer oportunidades para formar equipes com parceiros relevantes para compartilhar experiências, gerar uma rede de especialistas e procurar novas vias para fazer com que o setor avance e se torne mais forte.

A ideia do Centro surgiu de deliberações entre a SENATICs e a ICANN. Essas deliberações levaram a um acordo para apoiar o desenvolvimento da indústria do DNS da Internet no Paraguai e na região. A LACTLD reuniu esforços para criar sinergias entre os operadores de códigos de país regionais. O Centro é aberto e está procurando fazer um amplo leque de parcerias no setor.

Representantes da comunidade regional de governança da Internet formaram um Comitê Consultivo para orientar a implementação e as estratégias do Centro. O comitê está composto por Andrés Piazza (Gerente Geral de LACTLD), Antony Harris (Diretor Executivo de CABASE), Ernesto Bojorquez (Diretor Comercial de NIC.mx), Gabriela Szlak e Celia Leman Friedman (eInstituto), Gonzalo Navarro (CEO em ALAI), Leon Sanchez (Parceiro da Fulton & Fulton SC), Rubens Kuhl (Gerente de NIC.br) e Vanda Scartezini (Polo Consultores Associados).

A cerimônia de inauguração do Centro será no dia 12 de outubro de 2016, em Assunção, Paraguai. Esta celebração vai coincidir com o primeiro dia do primeiro curso de treinamento do Centro.

O Centro está buscando a participação da comunidade:

  • Convocatória de candidatos para o primeiro curso de treinamento. O Centro solicita aos candidatos da região que façam sua solicitação para participar do primeiro curso do Centro. O curso, que terá lugar de 12 a 14 de outubro, vai tratar sobre aspectos de negócios, marketing e jurídicos da indústria do DNS. O Centro vai oferecer apoio para viagem aos 10 candidatos que melhor demonstrarem estar interessados em desenvolver a indústria de nomes de domínio na região, compartilhado o que eles aprenderam com suas comunidades locais, elaborando modelos de negócios e contribuindo para continuar desenvolvendo o Centro. Informe-se mais e solicite participar.

  • Convocatória de parceiros. O Centro está aberto para receber contribuições de parceiros interessados (organizações regionais, companhias do setor privado, indivíduos) para fomentar a consolidação do Centro, inclusive replicando modelos de atividades em outros países. Se estiver interessado/a, envie um e-mail a daniel.fink@icann.org.