es

A ICANN anuncia formação de dois comitês necessários para a transição das funções de supervisão da IANA

12 de agosto de 2016

Además de estar disponible en los seis idiomas de las Naciones Unidas, este contenido también está disponible en

Hoje, a ICANN anunciou a formação do Comitê Permanente de Clientes (CSC) e do Comitê de Revisão da Evolução da Zona Raiz (RZERC). Esses dois comitês recentemente constituídos são exigidos pelo CWG-Supervisão para finalizar a transição da função de supervisão da IANA.

O CSC vai estar encarregado da supervisão operacional do desempenho da função de nomeação da IANA, função atualmente coberta pela NTIA. Com o papel de supervisor, o CSC vai monitorar o desempenho da função de nomeação da IANA respeito das expectativas do nível de serviço acordados. O CSC também pode iniciar revisões e fazer recomendações, desde mudanças na pós-transição até expectativas de nível de serviços. Para mais informações, veja o Estatuto do CSC [PDF, 139 KB] ou o Escopo e as responsabilidades do CSC [PDF, 83 KB]. De acordo ao Estatuto do CSC, os Conselhos da Organização de Apoio para Nomes de Códigos de País (ccNSO) e da Organização de Apoio para Nomes Genéricos (GNSO) aprovaram a relação completa de membros.

O RZERC vai revisar as mudanças propostas para a arquitetura de conteúdos da zona raiz, os sistemas (incluindo componentes de hardware e software) usados para fazer mudanças na zona raiz e os mecanismos usados para a distribuição da zona raiz. Também fará recomendações relacionadas às referidas mudanças para elas serem consideradas pela Diretoria da ICANN. A aprovação pela Diretoria da ICANN das recomendações elaboradas através do RZERC vai substituir a função atual da NTIA de aprovar as mudanças na arquitetura da zona raiz. A Diretoria da ICANN adotou o Estatuto do RZERC [PDF, 50 KB], finalizado mediante processo de comentário público, em 10 de agosto de 2016. Veja o comitê na íntegra aqui.

Estes comitês vão entrar em funções a menos que e até que o Contrato de Funções da IANA vencer.

Para mais detalhes sobre o trabalho de planejamento da implementação pela ICANN, veja https://www.icann.org/stewardship-implementation.