Anuncios de la ICANN

Los anuncios de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

A ICANN e o SENATICS aumentarão a coordenação e colaboração no espaço de nomes de domínio no Paraguai e na região

23 de junio de 2015

ICANN and Senatics Signing a Memorandum of Understanding

Buenos Aires, Argentina… O Paraguai deu um passo importante para reforçar sua função no desenvolvimento do setor emergente relacionado ao sistema de atribuição de endereços da Internet, denominado Sistema de Nomes de Domínio (DNS).

O Secretário Executivo, Sr. Ministro Héctor David Ocampos Negreiros, do Secretariado Nacional para Tecnologias da Informação e a Comunicação do Paraguai assinou ontem um Memorando de Entendimento com a Corporação para Atribuição de Nomes e Números da Internet (ICANN) para aumentar a coordenação e colaboração entre ambas as organizações.

O Memorando de Entendimento foi assinado durante a reunião pública 53 da ICANN em Buenos Aires.

Durante a assinatura do documento, o Ministro Ocampos Negreiros disse: "Com o exemplo de organizações como a ICANN, o SENATICS está por implementar uma plataforma nacional e multissetorial de governança da Internet no Paraguai. Através deste acordo, vamos estabelecer um Centro de Desenvolvimento do DNS. Com este tipo de cooperação, o Paraguai está tentando tratar questões específicas de países sem saída ao mar como a Bolívia e o Paraguai, além de tentar aumentar o tráfego regional interno no contexto do Mercosul".

"É de interesse para todos manter uma Internet que seja segura, estável e resiliente", disse o presidente e CEO da ICANN, Fadi Chehadé. "Ao assinar este documento, estamos nos unindo ao Ministro Ocampos em apoiar e promover o setor emergente do DNS no Paraguai e, mais amplamente, em toda a América do Sul".

Ao assinar o memorando, ambas as partes estão se comprometendo para continuar com sua cooperação e colaboração para fortalecer a ativa participação nos processos de elaboração de políticas da ICANN, que inclui as contribuições de todos os setores interessados, entre eles, empresas, sociedade civil, academia e governo.

O Sr. Chehadé e o Sr. Ocampos Negreiros se comprometeram a fazer deste marco o primeiro passo para definir ações concretas para aumentar o nível de consciência da missão da ICANN e fortalecer a participação dos setores interessados regionais da América do Sul no trabalho da ICANN, além de apoiar seu modelo multissetorial global de Governança da Internet.

Contatos com a mídia

Alexandra Dans
Gerente de Comunicações, LAC
Montevidéu, Uruguai
Fone. + 598 95 831 442
E-mail: alexandra.dans@icann.org



James Cole
Coordenador da Mídia Global
Washington, D.C.
Fone. +1 202 733 7598
E-mail: james.cole@icann.org




Sobre a ICANN

A missão da ICANN é garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN coordena esses identificadores únicos no mundo inteiro. Sem essa coordenação não poderíamos ter uma Internet global. A ICANN, lançada em 1998, é uma corporação para o benefício público e sem fins lucrativos, com participantes de todo o mundo, dedicada a manter uma Internet segura, estável e interoperável. A ICANN promove a concorrência e desenvolve uma política para os identificadores únicos da Internet. A ICANN não controla conteúdos na Internet. Não pode deter o spam nem trata questões sobre o acesso à Internet. Porém, através de sua função de coordenação do sistema de nomeação da Internet, ela tem um impacto importante na expansão e evolução da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.