es

A ICANN E A CEPAL CONSTRUIRÃO UMA RELAÇÃO DE COOPERAÇÃO DE TRABALHO NAS DIVERSAS ÁREAS DE QUESTÕES RELACIONADAS À INTERNET

12 de agosto de 2015

Cidade do México, México.
Agosto de 2015

Durante uma reunião bilateral celebrada na Cidade do México no marco da Quinta Conferência Ministerial sobre a Sociedade da Informação da América Latina e do Caribe, a Corporação para Atribuição de Nomes e Números da Internet (ICANN) e a mais alta autoridade da Organização das Nações Unidas para assuntos econômicos na América Latina e o Caribe (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe - CEPAL) acordaram construir uma relação de cooperação de trabalho nas áreas de interesse comum sobre desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação e da Internet (TICs) na região da América Latina e o Caribe.

Ambas as organizações expressaram mútuo reconhecimento pelo importante trabalho feito por cada uma delas dentro de sua incumbência, incluindo o eLAC - mecanismo de diálogo político iniciado pela CEPAL faz dez anos - e o importante trabalho realizado pela ICANN no setor vinculado ao sistema de nomes da Internet, denominado Sistema de Nomes de Domínio (DNS, por sua sigla em inglês). Além disso, as duas organizações destacaram a recente assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre ambas as organizações para unir esforços em diversas áreas de questões relacionadas à Internet.

Fadi Chehadé, presidente e CEO da ICANN, destacou a importância deste MoU assinado com a CEPAL, que visa aumentar a cooperação e a colaboração entre ambas as organizações.

"Certamente, estamos gratos pela oportunidade da cooperação e colaboração que fortalecerá ainda mais o apoio do modelo de governança de múltiplas partes interessadas da Internet e, com certeza, estamos entusiasmados por contribuir com o preeminente trabalho da CEPAL na região da América Latina e o Caribe".

Ao referir-se ao MoU, ambas as partes se comprometeram a explorar oportunidades para construir uma relação de cooperação de trabalho em diferentes áreas de interesse comum, como a promoção do desenvolvimento das TICs na região e o estímulo para formar uma rede de atores regionais e de tomadores de decisões que poderiam contribuir para a política e os processos de desenvolvimento da ICANN.

###

Acerca da ICANN:

A missão da ICANN é garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN ajuda a coordenar esses identificadores únicos no mundo inteiro. Sem essa coordenação não poderíamos ter uma Internet global. A ICANN, lançada em 1998, é uma corporação para o benefício público e sem fins lucrativos, com participantes de todo o mundo, dedicada a manter uma Internet segura, estável e interoperável. A ICANN ajunda a promover a concorrência e desenvolve uma política para os identificadores únicos da Internet. A ICANN não controla conteúdos na Internet. Não pode deter o spam nem trata questões sobre o acesso à Internet. Porém, através de sua função de coordenação do sistema de nomeação da Internet, ela tem um impacto importante na expansão e evolução da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.