Anuncios de la ICANN

Los anuncios de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

O Prêmio Multissetorial Ethos 2017 expressa seu reconhecimento a dois membros da comunidade global da Internet

26 de junio de 2017

Además de estar disponible en los seis idiomas de las Naciones Unidas, este contenido también está disponible en

26 de junho de 2017 – JOHANESBURGO – A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) tem o prazer de anunciar os nomes das pessoas selecionadas para receber o Prêmio Multissetorial Ethos 2017. Este ano, o painel de avaliação da comunidade distingue dois antigos membros da comunidade da ICANN: Hiro Hotta e Patricio Poblete. Os prêmios foram apresentados hoje, na reunião ICANN59 em Johanesburgo, África do Sul.

O prêmio Ethos para os diferentes setores interessados distingue os membros da comunidade da ICANN que tenham feito contribuições destacadas para o modelo multissetorial de governança da Internet da ICANN. Hiro Hotta e Patricio Poblete foram selecionados entre 14 candidatos como aqueles que melhor manifestaram seu espírito de colaboração, com a promoção do espírito de consenso. Estes vencedores demonstraram seu comprometimento com o modelo multissetorial da ICANN através de muitos anos de ativa participação e dedicação.

O painel da comunidade achou que cada um dos candidatos selecionados cumpria os critérios, de maneira diferentes, para receber o prêmio e os reconheceu como indivíduos exemplares por como eles têm apoiado e promovido o modelo multissetorial nas suas respectivas regiões.

Hiro Hotta, domiciliado no Japão, foi reconhecido por seu comprometimento firme com o serviço de voluntários, servindo à comunidade da ICANN por mais de 18 anos. Hiro Hotta começou em 1999 e durante 2 anos trabalhou como membro do Conselho de Nomes da Organização de Apoio para Nomes de Domínio da ICANN (DNSO - Domain Name Supporting Organization). Ele é um dos membros mais tradicionais do órgão que sucedeu à DNSO, o Conselho da Organização de Apoio para Nomes de Domínio com Código de País (ccNSO -Country Code Names Supporting Organization). Hiro encarna o espírito do Prêmio Multissetorial Ethos por seu entusiasmo permanente com seus colegas e com outros membros da comunidade para alcançar consenso em decisões cruciais sobre políticas que afetam a comunidade de nomes da ICANN.

Hiro também teve um papel essencial na elaboração e implementação dos Nomes de Domínio Internacionalizados (IDNs - Internationalized Domain Names), incluindo os domínio de topo com códigos de país (ccTLDs) dos IDNs. Liderou inúmeros exercícios (e contribuiu com eles) para ajudar às comunidades da região Ásia-Pacífico a criar Painéis de Geração de Rótulos genuínos e válidos. Estes painéis têm dirigido a criação dos ccTLDs dos IDNs, tornando a Internet global verdadeiramente multilíngue, acessível e disponível para todos. Suas contribuições para essa iniciativa merecem ser reconhecidas.

Patricio Poblete, do Chile, foi reconhecido por sua participação do processo da ICANN antes de que a ICANN se constituísse como corporação. Como Hiro, ele também foi membro da DNSO. Patricio foi muito ativo mobilizando esta comunidade tão diversa para criar as atuais ccNSO, a Organização de Apoio para Nomes Genéricos (GNSO - Generic Names Supporting Organization), o Grupo Constitutivo de Negócios e o Grupo Constitutivo de Propriedade Intelectual. Ele foi um dos membros originais da ccNSO, até 2011.

Durante todo esse período na comunidade da ICANN, Patricio trabalhou com indivíduos e com as comunidades para manter una Internet segura, estável e confiável, em permanente evolução. Seu comprometimento com a equidade, o acesso e a liberdade de participação no mundo digital tem sido infatigável. A capacidade de alcançar consenso é a base do modelo multissetorial e Patricio encarna este aspecto do ambiente multissetorial.

Patricio é um indivíduo único por sua capacidade de pensar em termos globais enquanto age no âmbito local. Ele foi impulsionou a criação da Associação de TLDs da América Latina e Caribe (LACTLD - Latin American and Caribbean TLD). Trabalhou incansavelmente para garantir que as necessidades e perspectivas próprias da comunidade da Internet da América Latina e o Caribe fossem representadas em nível mundial. Foi uma ponte efetiva entre as comunidades de normativas e as técnicas da América Latina, a ICANN e a Organização de Apoio a Endereços (ASO - Address Supporting Organization), dirigindo a criação do Centro de Informação de Redes da América Latina e Caribe (LACNIC - Latin America and Caribbean Network Information Center)

Lançado em 2014, na ICANN50 em Londres, o Prêmio Multissetorial Ethos reconhece aqueles participantes da ICANN que tenham investido em soluções de consenso, que tenham reconhecido a importância do modelo multissetorial de governança da Internet da ICANN e feito contribuições fundamentais para os mais altos interesses da ICANN e da comunidade.