ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

O que você deve fazer se receber um e-mail fraudulento da ICANN

30 December 2016
By Geoff Bickers

E-mails fraudulentos da ICANN

Os criminosos falsificam remetentes de e-mail confiáveis para ganhar sua confiança e obter acesso a dados confidenciais. Esses e-mails de phishing podem parecer provenientes de várias origens inclusive da ICANN, de seu registrador ou registro, ou ainda de outros parceiros comerciais.

A segurança de nossa comunidade continua sendo uma de nossas principais prioridades. Embora a ICANN tome medidas para investigar determinados tipos de uso indevido, você deve tomar providências para proteger sempre suas informações pessoais. Felizmente, há formas pelas quais você pode garantir que um e-mail específico realmente provenha da ICANN.

E-mails suspeitos

Os e-mails de phishing e scam normalmente usam fraudes, como falsificação do endereço de um remetente ou domínio confiável, ou um domínio semelhante ou muito parecido. As mensagens de scam normalmente pedem ao leitor que responda, ligue para um número de telefone, clique em um link ou abra um arquivo anexado para roubar informações pessoais.

Se você receber um e-mail suspeito, ENCAMINHE-O para globalsupport@icann.org. Nossa equipe pode verificar se ele é falso. Se for, trabalharemos para bloquear a origem do e-mail, se possível. A denúncia desses e-mails ajuda a proteger toda a comunidade da ICANN.

Observação: ENCAMINHE o e-mail suspeito – não recorte e cole o conteúdo, porque serão perdidas informações valiosas de rastreio da origem.

Damos algumas dicas sobre a identificação de e-mails falsos abaixo, mas os fraudadores modificam suas táticas. Portanto, se tiver dúvidas, encaminhe o e-mail suspeito à nossa equipe de suporte global para que seja verificado.

Se você receber um e-mail suspeito que pareça ser proveniente da ICANN:

  • Evite clicar nos links ou abrir os arquivos anexados.
  • Encaminhe as mensagens suspeitas de scam imediatamente a globalsupport@icann.org com "suspeita de phishing" na linha de assunto.
  • Se possível, acrescente uma cópia da mensagem suspeita com os cabeçalhos (consulte abaixo os links para os guias). Nossa equipe de suporte responderá à sua mensagem o mais brevemente possível.

Elementos a considerar ao receber e-mails da ICANN:

  • As mensagens de e-mail legítimas, enviadas pela ICANN, não serão enviadas de outro domínio, como "icann-monitor.org" ou "icann-support.org".
  • Suspeite de qualquer e-mail que ofereça serviços de renovação de domínios da ICANN. A ICANN não processa registros de domínios nem cobra taxas dos registrantes diretamente. A cobrança de taxas é uma transação entre o registrador e o registrante.
  • A ICANN não envia mensagens da política de lembretes de dados do WHOIS (WDRP) diretamente aos registrantes de domínios. Se você receber um e-mail sobre seu domínio, aparentemente enviado pela ICANN, entre em contato com seu registrador patrocinador diretamente quanto a qualquer preocupação sobre o status de sua conta.
  • Pergunte a seu provedor de e-mail se ele pode usar o registro da SPF da ICANN para verificar os remetentes que estão autorizados a usar nossos domínios e ajudar a filtrar os remetentes falsos.

Formas de identificar e-mail falso:

  • Um falso sentido de urgência. Os scams normalmente dizem que sua conta está em risco se algo crítico não for atualizado imediatamente.
  • Links falsos. Eles podem parecer reais, mas podem trazer problemas a você. Verifique o endereço de destino de um link antes de clicar, passando o mouse sobre o URL. Se ele parecer suspeito, não clique.
  • Anexos. Um e-mail verdadeiro da ICANN nunca conterá um anexo ou software. Os anexos podem conter malware, portanto, você nunca deve abri-los a menos que tenha 100% de certeza de que são legítimos.

Para saber mais sobre phishing:

education.apwg.org

antiphishing.org/resources

onguardonline.gov/phishing

Guias para a visualização de cabeçalhos de e-mails:

https://support.google.com/mail/answer/22454?hl=en

http://mxtoolbox.com/Public/Content/EmailHeaders/

Authors

Geoff Bickers