ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Atualização da Reunião de Dois Dias da Equipe de Revisão de Concorrência, Confiança e Escolha do Consumidor em Washington

15 June 2016
By Jonathan Zuck

A CCT-RT (Competition, Consumer Trust & Consumer Choice Review Team, Equipe de Revisão de Concorrência, Confiança e Escolha do Consumidor) concluiu recentemente sua terceira reunião presencial em Washington, DC.

Dezesseis membros da CCT-RT se reuniram nos dias 6 e 7 de junho para começar a debater sobre as descobertas do enorme volume de dados que têm em mãos e dar andamento ao plano de trabalho da equipe.

  • Clique aqui para assistir a um vídeo comigo e com os presidentes da subequipe da CCT-RT, Laureen Kapin e Jordyn Buchanan, compartilhando nossas perspectivas sobre os progressos e os destaques dessa terceira reunião presencial.

Formada em dezembro do ano passado, a CCT-RT é responsável por analisar como a introdução e a expansão dos gTLDs promoveu a concorrência, a confiança e a escolha do consumidor. A equipe global é encarregada pela revisão da eficiência do processo de inscrição e avaliação e pela análise das proteções colocadas em vigor pela ICANN para reduzir os problemas relacionados ao Programa de Novos gTLDs.

A reunião da CCT-RT teve início com uma apresentação detalhada dos resultados de uma pesquisa global com consumidores coletados pela Nielsen para avaliar o atual cenário dos gTLDs e medir fatores como o conhecimento, a experiência e a confiança do consumidor. O estudo da Nielsen incluiu algumas tendências interessantes sobre a familiaridade dos usuários da Internet com domínios de primeiro nível. O estudo será publicado nas próximas semanas e ajudará a informar o trabalho da equipe de revisão.

A CCT-RT recebeu visitas de Lawrence Strickling, secretário adjunto da NTIA (National Telecommunications and Information Administration, Administração Nacional de Telecomunicações e Informações) dos EUA, e do Dr. Steve Crocker. Strickling deu informações sobre o histórico do texto da Afirmação de Compromissos[1], que recomendava a revisão dos novos gTLDs, e destacou a importância do trabalho que será realizado pela CCT-RT.

Essa reunião também ofereceu a oportunidade para a equipe de revisão se dividir em subequipes para discutir assuntos focados na concorrência e escolha do consumidor, bem como proteções e confiança do consumidor. As subequipes examinaram os dados disponíveis e identificaram fontes adicionais de dados para ajudar no trabalho.

Liderada por Laureen Kapin, a subequipe de proteções e confiança do consumidor identificou diversos tópicos de foco imediato:

  • Abuso do DNS
  • O impacto das proteções e dos compromissos de interesse público
  • Comportamento de consumidores e usuários finais
  • A eficiência dos processos para executar as proteções

Liderada por Jordyn Buchanan, a subequipe de concorrência e escolha do consumidor tem como objetivo determinar a eficiência do Programa de Novos gTLDs em:

  • Promover a concorrência de preços e a concorrência não relacionada a preços entre os operadores de TLDs
  • Incentivar a concorrência entre registradores e revendedores

Ela também está tentando identificar segmentos específicos do mercado nos quais poderá testar o impacto dos novos gTLDs com relação à concorrência.

Nas próximas semanas, as subequipes coletarão documentos factuais para embasar as discussões da equipe de revisão e que serão usados para corroborar as descobertas e as possíveis recomendações que a ICANN deverá considerar antes de remodelar os processos de inscrição para futuros gTLDs.

Além do trabalho das subequipes, a CCT-RT também está analisando o processo de inscrição e avaliação usado pela ICANN para os novos gTLDs. Nas suas primeiras sessões de brainstorming, a equipe de revisão identificou diversos tópicos a serem explorados, incluindo:

  • Como o processo de inscrição foi usado pelos mercados e setores menos favorecidos
  • Se todas as partes interessadas tiveram as mesmas oportunidades para participar no programa
  • Se o programa impediu adequadamente a delegação de novos gTLDs prejudiciais ou que pudessem gerar confusão

A equipe de revisão também está analisando detalhadamente como o processo de inscrição lidou com os conselhos relacionados a políticas públicas recebidos pela ICANN no passado. Além disso, outras questões, como IDNs, disputas por cadeias de caracteres e rodadas de inscrição, serão analisadas como parte do trabalho da equipe de revisão.

Os procedimentos da CCT-RT estão abertos para observadores. Se você tem interesse em acompanhar o processo dessa revisão, participe das conferências da equipe de revisão. A agenda da equipe de revisão, além de informações sobre como participar das conferências, pode ser encontrada na wiki pública da CCT-RT juntamente com uma série de recursos importantes e úteis.

A equipe de revisão pretende ter um conjunto de recomendações preliminares para consideração da comunidade até o final de 2016. O feedback da comunidade é essencial para o sucesso deste processo.

Você tem observações que gostaria de compartilhar com a CCT-RT sobre algum desses tópicos? A equipe de revisão analisará todas as contribuições enviadas por e-mail para input-to-cctrt@icann.org (em arquivo público).

 


[1] Assinada com o Departamento de Comércio em 2009. Consulte https://www.icann.org/en/about/agreements/aoc/affirmation-of-commitments-30sep09-en.htm

Authors

Jonathan Zuck

CCTRT Chair