ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

O espírito do Fellowship | Parte um de uma série de blog com quatro partes

8 March 2017
By Janice Douma Lange

null

Enquanto a comunidade da ICANN, a organização e a Diretoria se preparam para o ICANN58 em Copenhague, eu já estou olhando para o ICANN59 em Joanesburgo. Não é por que prefiro climas mais quentes em vez do frio, mas sim a euforia do aniversário de 10 anos do Programa Fellowship da ICANN. A Diretoria da ICANN aprovou o Programa Fellowship em abril de 2007, sendo que os primeiros Fellows participaram em junho desse mesmo ano do ICANN29 em San Juan, Porto Rico. Um dos meus primeiros trabalhos na ICANN foi atuar como coordenador de projeto para esse novo Programa Fellowship, e o ICANN29 foi o meu primeiro Encontro Público da ICANN. Então, esse evento tem um lugar especial nas minhas memórias da ICANN.

O programa evoluiu ao longo dos anos. Aprendemos a engatinhar e depois começamos a caminhar com um ritmo bom. Ganhamos impulso com a força da crescente base de ex-Fellows. Esses Fellows se dedicaram à missão da ICANN e ajudaram a construir o alicerce para a família que o Programa Fellowship se tornou. Na base de ex-Fellows, é possível encontrar pessoas que representam cada um dos grupos da comunidade da ICANN, incluindo Comitês Consultivos e Organizações de Apoio. Tenho orgulho de dizer que agora temos 10 ex-Fellows trabalhando na organização da ICANN. As contratações mais recentes foram Siranush Vardanyan, coordenadora do Fellowship; Mario Aleman, suporte à Comunidade ALAC/At-Large; e Amr Elsadr, gerente de suporte ao desenvolvimento de políticas.

Nos próximos meses, vou compartilhar informações sobre o Programa Fellowship, além de algumas histórias de ex-Fellows que participam como voluntários ao lado de vocês em muitos dos grupos da nossa comunidade.

Este mês, os holofotes estão em León Felipe Sánchez Ambia, um dos dois ex-Fellows eleitos para a Diretoria da ICANN. (Rafael "Lito" Ibarra de San Salvador já ocupa uma vaga.)

Advogado especializado em PI (Propriedade Intelectual) do México, León Felipe Sánchez Ambía foi selecionado pelo At-Large como o sucessor de Rinalia Abdul Rahm para atuar na Diretoria por três anos. O mandato dele tem início em novembro de 2017. Atualmente León está concluindo seu trabalho como vice-presidente no ALAC (At-Large Advisory Committee, Comitê Consultivo At-Large), tendo sido nomeado pelo NomCom (Nominating Committee, Comitê de Nomeação) para essa posição. Ele também está encerrando sua função como copresidente do CCWG (Cross-Community Working Group, Grupo de Trabalho Entre Comunidades) sobre Responsabilidade, onde se dedicou com entusiasmo à transição da IANA (Internet Assigned Numbers Authority, Autoridade para Atribuição de Números na Internet) nos últimos anos.

Essa foi uma progressão natural que teve início no ICANN44 em junho de 2012, quando Sánchez foi selecionado para participar do Programa Fellowship em Praga. Desde então, ele tem participado ativamente, comparecendo no ICANN46, no ICANN48 e no ICANN49. Em cada encontro, ele ganhou experiência, compartilhou conhecimento e expertise e realizou uma função não oficial de mentoria com novos Fellows e outros iniciantes que estavam entrando no mundo da ICANN.

Quando foi informado de que ele havia sido selecionado pelos colegas para a Diretoria da ICANN, Sánchez declarou: "É um privilégio e uma honra podem atender à nossa comunidade. Estou muito grato por essa oportunidade". Sánchez representa o espírito do Fellowship e o espírito da comunidade. Ele é um exemplo a ser seguido, mostrando o que pode acontecer quando a família da ICANN se dedica externa e internamente para treinar e reter pessoas que estão ajudando a guiar a trajetória da ICANN no mundo.

Authors

Janice Douma Lange