ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

O Grupo de Trabalho de DNSOP da IETF organiza seminário na web para aumentar o conhecimento sobre Nomes de Domínio de Uso Especial

19 May 2017
By

Os Nomes de Domínio de Uso Especial são nomes de domínio que não são destinados a serem resolvidos globalmente usando o DNS (Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínio). Por exemplo, consultas para o nome de domínio de primeiro nível ".onion" nunca serão resolvidas pelo protocolo do DNS. Após a aprovação da RFC 6761, que propõe uma estrutura para os Nomes de Domínio de Uso Especial, a IETF (Internet Engineering Task Force, Força-tarefa de Engenharia da Internet) foi encarregada de designar vários nomes como Uso Especial.

Durante o processo de avaliação específico da RFC 6761 para esses Nomes de Domínio de Uso Especial, diversos problemas foram apresentados e geraram um debate bastante participativo, especialmente no Grupo de Trabalho de DNSOP (Domain Name System Operations, Operações do Sistema de Nomes de Domínio). Essas discussões resultaram em um esforço no Grupo de Trabalho para redigir uma declaração de problemas sobre as dificuldades encontradas nesses nomes de domínio, com o objetivo de ajudar a estabelecer o escopo apropriado e orientar discussões futuras sobre os Nomes de Domínio de Uso Especial.

O documento preliminar (draft-ietf-dnsop-sutld-ps-04) já está pronto e em breve será submetido a um período de "última chamada" a fim de obter contribuições finais. Enquanto a comunidade da ICANN se prepara para iniciar as discussões sobre as políticas e as diretrizes que guiarão a próxima rodada de novos gTLDs (generic Top Level Domains, Domínios Genéricos de Primeiro Nível), será importante também prestar atenção nas discussões sobre os Nomes de Domínio de Uso Especial realizadas na IETF, ler o documento de declaração de problemas e contribuir para a discussão sobre esse documento durante o processo de última chamada da IETF.

Para aumentar o conhecimento sobre seu trabalho nessa área na comunidade da ICANN, o Grupo de Trabalho de DNSOP está organizando um seminário na web intitulado, "Visão Geral da IETF e Declaração de Problemas Relacionados a Nomes de Domínio de Uso Especial". Esse seminário será realizado na terça-feira, 23 de maio de 2017, às 17h (UTC). Mais detalhes sobre como participar do seminário na web são fornecidos abaixo.

Esse seminário tem como objetivo ajudar os membros da comunidade da ICANN a compreender o processo da IETF e a participar na discussão contínua relacionada ao desenvolvimento de uma revisão da estrutura da IETF para Nomes de Domínio de Uso Especial. A sessão iniciará com uma visão geral do processo de última chamada da IETF. Depois disso, será apresentado um breve resumo do documento sobre SUTLDs (Special-Use TLDs, TLDs de Uso Especial) com instruções sobre como enviar contribuições.

É recomendado que os participantes que não conhecem o processo da IETF leiam "O Tao do IETF: Guia destinado aos novos participantes do Internet Engineering Task Force" antes do seminário.

Outros documentos cuja leitura é recomendada antes do seminário na web são:

Detalhes para a participação no seminário na web:

Para participar do seminário, acesse https://ietf.webex.com/ietf/j.php?MTID=m1333532ce167e4a5a09b1d42d002b632.
Observação: se você acessar este link antes do evento, é possível criar um convite de agenda.

Para participar por telefone:

Ligue gratuitamente para o número (EUA/Canadá): 1-877-668-4493
Ligue para o número (EUA/Canadá): 1-650-479-3208
Número da reunião: 310 638 156
Senha de reunião: LastCall

Authors

Adiel Akplogan

Adiel Akplogan

VP, Technical Engagement