ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

DNS da África dá início a seu Programa de intercâmbio e aconselhamento de negócios no ano novo

23 January 2015
By The Africa Team

null

Temos o prazer de anunciar o lançamento do Programa de intercâmbio de negócios do DNS, implementado em colaboração com a AFRINIC, nosso parceiro de longa data. O Programa, uma etapa importante e significativa na implementação da Estratégia Africana, tem o objetivo de desenvolver capacidades para os registradores e registros na África. Na verdade, essa necessidade foi destacada como chave para o avanço do setor de DNS no continente desde a criação da Estratégia Africana há alguns anos.

Uma equipe de seis candidatos foi selecionada para a primeira fase do programa. No dia 12 de janeiro de 2015, dois membros da equipe de 2 registradores, Michael Musya AFRIREGISTER (Burundi) e Oluniyi D. Ajao WEB4AFRICA (Nigéria) começaram um programa de estágio de duas semanas em Cingapura, promovido pela IPMirror (Cingapura). Os dois estagiários passarão seis dias com a IP MIRROR, um dia na SGNIC e três dias na sede da ICANN em Cingapura. Os outro quatro estagiários de registradores africanos: Kheweul.com, Genious Communication, Diamatrix e Ghana dot COM, que ficaram atrasados devido a processos logísticos, seguirão para o AFILIAS e o AFNIC em breve. Os estagiários usarão essa oportunidade para interagir com seus anfitriões, além de aprender e trocar informações sobre vários aspectos de negócios do DNS, por exemplo:

  • Modelos de negócios
  • Requisitos técnicos
  • Práticas recomendadas para negócios do DNS

A primeira fase envolve um grupo piloto, selecionado entre os registradores credenciados atualmente pela ICANN, com o objetivo de ampliar o programa e disponibilizá-lo para outros registradores e registros na África. O resultado será avaliado e utilizado como base para o desenvolvimento do programa, tanto internamente quanto com possíveis parceiros, para garantir a sustentabilidade e a longevidade do projeto.

O principal objetivo desse projeto, anunciado pelo Centro de Empreendedorismo do DNS no ano passado, com sede em Cairo, no Egito para atender tanto a África quanto o Oriente Médio, é oferecer um ambiente fértil para compartilhar conhecimentos e construir uma base de conhecimento local sólida.

Por que isso é importante?

Com a globalização da Internet, o setor de DNS se tornou um mercado global. A concorrência não é mais apenas com seu vizinho, mas está a um clique de distância. Por isso, é necessário compartilhar as diferentes estratégias utilizadas por alguns dos registros e registradores globais de sucesso, com o objetivo de aprimorar o espaço de domínios africanos. A estratégia africana versão 2.0, revisada recentemente e que está disponível para comentários públicos, sugere uma série de iniciativas, inclusive de desenvolvimento de capacidade, que poderiam aumentar os negócios dos nomes de domínio africanos. Um dos resultados esperados do programa de intercâmbio é a transformação do ecossistema atual, com um total de aproximadamente 1,2 milhões de registros (para uma população de 1,2 bilhões de pessoas), considerando que 0,9 milhões desses registros vêm apenas da África do Sul. Esse dado indica que precisamos trabalhar muito para aproveitar totalmente o potencial do setor de domínios. O projeto contribuirá com o desenvolvimento de expertise local, prática, técnica e de negócios, além de permitir o compartilhamento de experiências com registros e registradores novos e estabelecidos na África.

Acreditamos que essa será mais uma oportunidade para que os beneficiários aprendam e contribuam de forma positiva com o aumento geral do setor de DNS na África. Agradecemos aos nossos colegas da ICANN APAC, IP MIRROR, AFRINIC, AFILIAS e AFNIC, que foram ótimos parceiros nessa experiência. A ICANN continua com seu compromisso de contribuir com o desenvolvimento e o avanço do espaço de nomes de domínio da África e pede o apoio de todas as partes interessadas e parceiros para esse projeto.

Authors

The Africa Team