ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

LACIGF: América Latina e Caribe se reúnem para seu 7º IGF regional

29 July 2014
By

null

Neste ano, o Encontro Preparatório para o Fórum de Governança da Internet da América Latina e do Caribe (LACIGF) foi realizado de 16 a 18 de julho de 2014 em San Salvador, El Salvador. É a primeira vez que um dos eventos mais importantes do ano para a comunidade regional da Internet vem para a América Central. As edições anteriores do LACIGF aconteceram em Montevidéu, Uruguai; Rio de Janeiro, Brasil; Quito, Equador; Port-of-Spain, Trinidad e Tobago; Bogotá, Colômbia; Córdoba, Argentina.

ICANN LAC team

Legenda da imagem 1. Equipe do LAC da ICANN (da esquerda para direita): Rodrigo de la Parra, Daniel Fink, Alex Dans, Rodrigo Saucedo e Albert Daniels.)

O LACIGF se tornou um verdadeiro espaço de encontros regional para o debate de políticas de múltiplas partes interessadas em que diferentes partes interessadas representando governos, o setor privado, a comunidade técnica, o mundo acadêmico e as organizações da sociedade civil debatem, trocam experiências, tentam entender os atuais desafios da governança da Internet e identificar prioridades da região. Isso tudo ao mesmo tempo que ampliam significativamente a participação da região no Fórum da Governança da Internet (IGF).

Com o apoio da APC, do LACNIC, do CGI.br/NIC.br, da Sociedade da Internet, do Google, da Telefónica e da ICANN, o anfitrião local CONEXION El Salvador foi responsável por essa 7ª edição, em que 150 participantes de 24 países da América Latina e do Caribe se encontraram para abordar 8 sessões temáticas:

  1. O Ecossistema de Governança da Internet em 2014. De onde estamos vindo? Para onde estamos indo?
  2. Acesso à Internet: Desafios e oportunidades para desenvolvimento
  3. Neutralidade da rede
  4. O processo do NETmundial e o desenvolvimento de uma agenda regional para Governança da Internet
  5. Desenvolvimento de um plano de trabalho e discussão dos tópicos a serem incluídos na agenda regional de Governança da Internet
  6. Abertura na Internet e dados abertos
  7. Direitos Humanos e Internet
  8. Fóruns nacionais de múltiplas partes interessadas de governança da Internet e iniciativas de espaço para diálogo

Foi muito interessante ouvir as diferentes experiências de iniciativas nacionais de múltiplas partes interessadas de governança da Internet da Argentina, do Brasil, da Colômbia e do México. Foi a primeira vez que uma sessão com essas características foi organizada dentro de um LACIGF. Rodrigo de la Parra enfatizou a necessidade de pensar em mecanismos para que essas atuais iniciativas possam promover experiências novas e futuras em outros países da região.

Esse encontro regional é fundamental para as atividades da ICANN que têm como objetivo garantir uma Internet segura e estável enquanto promove um modelo de governança da Internet de múltiplas partes interessadas. Nossa equipe regional teve uma forte presença coordenando a participação remota, compartilhando material, fazendo discursos, moderando sessões e apoiando atividades de comunicação como relações de mídia e presença de mídia social. Por último, mas não menos importante, estava presente Rodrigo de la Parra, nosso vice-presidente regional, como membro do Comitê do Programa em nome da comunidade técnica. O Comitê do Programa é o órgão de coordenação geral do fórum. Ele é formado por dois membros indicados por cada um dos seguintes grupos de interesse:

  1. Organizações regionais que representam o setor privado
  2. Governos do Caribe e da América Latina indicados de acordo com o mecanismo de acompanhamento do eLAC
  3. Organizações da Sociedade Civil
  4. Organizações regionais representando a comunidade técnica da Internet

Com base na experiência do NETmundial, não é surpresa que essa edição foi a mais bem-sucedida com relação à participação remota. Somente no 1º dia, a hashtag oficial do evento #lacigf7 recebeu 1.700 tweets. Durante o evento de 3 dias, cada sessão recebeu 5 ou mais perguntas remotas por meio de bate-papo on-line e do Twitter. Esse é um resultado positivo, tangível e encorajador em termos de abertura e inclusão desses espaços regionais.

A multiplicidade de participantes envolvidos local e remotamente nessa edição do LACIGF transformou-a em um local ideal para discutir assuntos politicamente delicados e complexos, legitimando também a criação contínua de uma agenda regional de governança da Internet.

Sem dúvida, esse foi o melhor IGF regional da América Latina e do Caribe até agora. O 7º LACIGF foi uma oportunidade para mostrar a maturidade e o comprometimento como uma comunidade, e tudo foi refletido na seriedade da moderação e dos relatos de cada sessão. O entusiasmo dos participantes também foi demonstrado no momento emocionante da distribuição de bolsas de estudo que aconteceu antes da cerimônia de encerramento e que permitirá que três pessoas da região (México, Venezuela e Guatemala) participem do primeiro Fórum de Governança da Internet global.

Casa de Internet members

Legenda da imagem 2: Membros da "Casa de Internet" que estavam presentes no LACIGF: AHCIET, ICANN, ISOC, LAC-IX, LACNIC, LACTLD.)

Authors

Alex Dans

Alex Dans

Communications Director, the Americas