ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

James Bladel, presidente do Conselho da GNSO, apresenta o novo conselho e faz projeções para 2016

23 December 2015
By James Bladel

null

Conselho da Organização de Apoio para Nomes Genéricos (GNSO) 2015/2016


Olá e bem-vindos à GNSO! Seja você um veterano da ICANN ou alguém que ainda tenta decodificar todas as siglas, a intensa agenda da GNSO garante que há sempre algo novo para aprender. Em nome do Conselho da GNSO e de todos os grupos de partes interessadas da GNSO, eu gostaria de agradecê-los(as) pela atenção em nosso trabalho.

Como presidente recém-chegado, eu me sinto honrado em continuar o legado de realizações estabelecido pelos meus antecessores, ao mesmo tempo em que mudamos a liderança do Conselho da GNSO para uma abordagem colaborativa e baseada na equipe. Nossas duas vice-presidentes, Donna Austin e Heather Forrest, trazem uma rica experiência e conhecimento no setor para as suas funções, e eu estou animado em trabalhar em estreita colaboração com elas no próximo ano. Nós também temos dois novos Apontados do NomCom (NCAs) votantes, com Valerie Tan e Julf Helsingius, e o retorno de Carlos Gutiérrez para mais um mandato como nosso NCA não-votante.

Esse grupo, juntamente com os nossos intermediadores de e para a ALAC, o GAC e a ccNSO, e todos os novos conselheiros e os que estão retornando, está localizado de maneira ideal para assumir o trabalho adiante. E certamente não há escassez de trabalho no ano que vem, visto que se espera que o Conselho discuta questões como:

  • A Responsabilidade e a Transição da IANA – Estas são prioridades para quase todos na ICANN e, como uma Organização Regulamentadora, os voluntários da GNSO são os principais contribuintes para esse trabalho.
  • WHOIS/RDDS – Sempre fonte de debates animados, há uma série de projetos sobre esse tema, incluindo novas regras para a tradução/transliteração, serviços de proxy e privacidade de WHOIS, e o início dos trabalhos na substituição da Próxima Geração para o WHOIS.
  • A próxima rodada de novos gTLDs - Os novos gTLDs ainda estão sendo delegados, mas é hora de se preparar para a próxima rodada. O que funcionou bem na sequência passada e o que não funcionou? E como deve ser a disposição da comunidade para os fundos de leilão?
  • Proteções de direitos para IGO/INGOs – A política de desenvolvimento está em andamento para examinar os RPMs que atendam às necessidades específicas dessas organizações.

Uma lista completa dos projetos da GNSO que estão ativos pode ser encontrada aqui: http://gnso.icann.org/en/council/project

Nada disso jamais seria possível sem o trabalho incansável dos voluntários da comunidade da GNSO e de toda a ICANN. Mas um grupo em particular deve ser reconhecido: a Equipe de Políticas da GNSO-ICANN. Esse time trabalha continuamente para dar suporte ao Conselho e a todos os grupos de trabalho, às equipes de esboço e as revisões de implementação, e eles são um componente indispensável para o nosso sucesso.

Finalmente, eu incentivo todos a se envolverem nos trabalhos da GNSO. Novos participantes são sempre bem-vindos e não se deixem intimidar pela complexidade dessas questões. Todos nós já fomos novatos um dia, e um ponto em comum entre os veteranos da ICANN é a disposição para ajudar os novos voluntários. Por favor, sintam-se à vontade para entrar em contato comigo e com a equipe de Liderança da GNSO, no endereço gnso-secs@icann.org, caso possamos ajudar a responder quaisquer perguntas.

James Bladel
Presidente do Conselho da GNSO

Authors

James Bladel