ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

DOCTOR IPV6: Novas maneiras de promover o IPv6 na América Latina e Caribe

6 October 2016
By

Durante o LACNIC26/LACNOG16 na Costa Rica, realizado de 26 a 30 de setembro de 2016, Alejandro Acosta (coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do LACNIC) falou sobre um projeto interessante e inovador para promover a implementação do IPv6 na região da América Latina e Caribe.

Tive a satisfação de conversar com Alejandro e pedir a ele mais detalhes sobre o projeto "Doctor IPv6".

Alejandro Acosta presenting the Doctor IPv6 project at LACNIC26/LACNOG16 Alejandro Acosta apresentando o projeto "Doctor IPv6" no LACNIC26/LACNOG16

Alex Dans (AD): O que é o projeto "Doctor IPv6"?

Alejandro Acosta (AA): O "Doctor IPv6" tem como objetivo ser um programa inovador para promover o IPv6 na região do LACNIC. A ideia do projeto é ter uma caixa de correio (um endereço de e-mail comum) para receber perguntas da comunidade. Depois as perguntas serão respondidas em um arquivo de áudio e fornecidas à comunidade como um Podcast. Por fim, o usuário poderá fazer o download do podcast nos formatos .mp3 ou .ogg. Além disso, o Portal do Dr. IPv6 tem um recurso de reprodução de áudio integrado.

Também acreditamos que esse projeto ajudará a nos aproximarmos mais da comunidade.

AD: Qual poderá fazer as perguntas e quem as responderá?

AA: Toda a comunidade está convidada a enviar perguntas. Pedimos apenas que elas estejam relacionadas ao IPv6.

Mais de uma pessoa responderá às perguntas que recebermos. O LACNIC está tentando encontrar o especialista certo para dar as respostas. Dito isso, suponhamos que uma pergunta esteja relacionada a roteamento, então, tentaremos encontrar um especialista em roteamento. Se a pergunta for sobre o DNS, tentaremos encontrar um especialista em DNS, e assim por diante. É importante observar que todas as respostas serão dadas por pessoas que querem colaborar e estão dispostas a ajudar.

Até o momento, todas as perguntas foram respondidas, e faremos o melhor possível para isso continue assim, mas é impossível garantir uma resposta para todas as perguntas. Essa situação é bastante semelhante a enviar uma pergunta para uma lista de e-mails. Ninguém tem a obrigação de responder a uma pergunta.

AD: Que tipo de perguntas vocês receberam?

AA: Até agora, recebemos 14 perguntas que variam desde o nível básico ao avançado. Acreditamos que chegaremos a 25 perguntas até o final do ano. Com relação aos tópicos, recebemos perguntas sobre: segurança, a v6 nas universidades, roteamento, implementação do v6 Labs, plano de endereços do IPv6, entre outros.

AD: Esse é um modo criativo de promover a implementação do IPv6. Essa iniciativa existe nas outras regiões?

AA: Até o momento, não temos conhecimento dessa iniciativa em outras regiões. Existem outros Podcasts famosos, mas não necessariamente relacionados ao IPv6, como: Mr DNS e os Podcasts do packetpushers.net.

AD: Que mensagem você gostaria de compartilhar com a comunidade da Internet da América Latina e Caribe?

AA: Atualmente temos cerca de 50 a 55% de penetração da Internet na América Latina e Caribe. A maneira certa de alcançarmos os outros 45 a 50% é por meio do IPv6. Os provedores de serviços de Internet que não implementarem o IPv6 correm o risco de perderem clientes. Os países que não implementarem a v6 correm o risco de ficarem isolados.

……

A apresentação de Alejandro está disponível em espanhol aqui.

Acesse o site do LAB do LACNIC para mais informações.

Authors

Alex Dans

Alex Dans

Communications Director, the Americas