ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Indicadores disponíveis para revisão da concorrência, confiança do consumidor e escolha do consumidor (CCT)

10 September 2015
By Cyrus Namazi

null

Você quer verificar quantos operadores únicos de registro controlam todos os novos gTLDs delegados? Está interessado no detalhamento de decisões da Política Uniforme para Resolução de Disputas por Nomes de Domínio (UDRP) a favor ou contra registrandos? A ICANN está divulgando as respostas a essas e outras perguntas.

Veja os indicadores de CCT.

Esses indicadores, que incluem dados internos da ICANN, como relatórios de conformidade e contratos de registro, e de fontes externas, como provedores do UDRP e Sistema Uniforme de Suspensão Rápida (URS), serão disponibilizados para a equipe de membros da comunidade que revisarem o Novo Programa gTLD para concorrência, escolha do consumidor e confiança do consumidor. Como uma das avaliações exigidas pela Reiteração de Compromissos da ICANN, a equipe de revisão do CCT pode considerar vários indicadores já recomendados [PDF, 472 KB] por um Grupo de Consultoria sobre Implementação (IAG-CCT). Na categoria de confiança, por exemplo, os indicadores abrangem a quantidade de reclamações recebidas pela ICANN. Quanto à escolha, a equipe pode considerar a localização dos novos operadores de registros gTLD e quantos deles oferecem registros de Nomes de Domínio Internacionalizados (IDN), entre outras estatísticas. A concorrência será determinada de várias formas, inclusive por meio da quantidade de novos delegados gTLDs, bem como pelo número de registros nesses novos gTLDs.

As informações do site sobre os novos indicadores de CCT são apresentadas em tabelas e gráficos, categorizadas como pertinentes à conformidade, registros, registradores, registros de nomes de domínios, navegação por nomes de domínios ou mecanismos de proteção a direitos. Relatórios sobre dados complexos relativos a determinados indicadores serão disponibilizados em arquivos de Excel. Cada indicador informa detalhes sobre como a escala foi definida, que dados foram utilizados e como foram coletados, bem como a periodicidade de futuras atualizações.

Junto com os dados do portal, a equipe de revisão de CCT pode também considerar pesquisas de agentes externos requisitadas pela ICANN. Uma pesquisa global entre usuários da Internet, conduzida por Nielsen e  divulgada em maio de 2015, observou concorrência e escolha no sistema de nomes de domínio. Um estudo independente sobre competição, conduzido atualmente pelo Analysis Group, deve ser divulgado em setembro de 2015.

Vinte e oito dos 66 indicadores aprovados serão incluídos no novo site. Os restantes foram incorporados a outros canais, inclusive a uma pesquisa de consumidores e a um estudo econômico. Nove dos 28 indicadores já estão disponíveis. Os outros serão divulgados em 16 de outubro de 2015.

Authors

Cyrus Namazi