ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Série de blogueiros convidados pelo departamento de participação corporativa

23 May 2016
By Leonard Obonyo

A experiência de um principiante no ICANN55 em Marrakesh

Participar de um Encontro Público da ICANN pela primeira vez pode ser uma experiência incrível. Para o ICANN55, tive a sorte de contar com colegas, a equipe da ICANN e membros da comunidade para me orientar. Minha colega Fiona Asonga, um membro antigo da comunidade da ICANN, me aconselhou a começar pelo ISPCP (Grupo Constituinte de Provedores de Serviços de Internet e Provedores de Conectividade). Foi um bom ponto de partida, porque a TESPOK, minha organização, é membro do ISPCP.

Para saber mais sobre a ICANN como um todo, participei do almoço de boas-vindas para partes interessadas corporativasno domingo, um evento de confraternização organizado pela equipe do Departamento de Participação de Partes interessadas da ICANN. Assisti a diferentes sessões introdutórias, que me ajudaram a entender como o ISPCP e outros grupos de interesse se encaixam no modelo de múltiplas partes interessadas da ICANN. Eu também queria interagir com representantes de outras organizações.

Depois que encontrei um grupo constituinte interessante e relevante, meu primeiro objetivo foi aprender o máximo possível sobre como funciona o ISPCP. Na reunião do ISPCP, Wolf-Ulrich Knoben, vice-presidente do ISPCP, falou sobre os processos de transição da Administração da IANA (Internet Assigned Numbers Authority, Autoridade para Atribuição de Números na Internet) e de responsabilidade da ICANN. Como era um principiante, estava ansioso para ouvir as opiniões dos membros do ISPCP e da GNSO (Organização de Apoio a Nomes Genéricos) sobre esse assunto. Nesse mesmo encontro, participei de discussões informativas sobre assuntos relacionados à expansão da conectividade da Internet e às barreiras comuns para o acesso à Internet, assuntos muito debatidos na África.

Fique particularmente interessado em outra apresentação sobre o trabalho do UASG(Universal Acceptance Steering Group, Grupo de Gestão de Aceitação Universal). Depois de ouvir o debate sobre as atividades do grupo, comecei a entender como o grupo constituinte ISPCP pode ter um papel importante na missão do UASG. Trabalhando juntos, os dois grupos garantem que os sistemas no mundo todo sejam capazes de atualizar, aceitar, validar, armazenar, processar e exibir todos os domínios de primeiro nível. A Aceitação Universal não é um assunto frequente na África, mas espero aumentar o conhecimento sobre ele trabalhando com o UASG.

Para mim, a apresentação mais impressionante foi dos Provedores de Serviços de Internet do Japão. Eles forneceram ótimas informações sobre como o tráfego da Internet na Ásia se compara com o tráfego na minha terra natal, o Quênia, e no oeste da África como um todo. Aprendi sobre os impulsionadores do tráfego da Internet no Japão e como a TESPOK pode usar sua função de pesquisadora para determinar elementos impulsionadores semelhantes na minha região.

O ICANN55 em Marrakesh foi um bom fórum para conhecer e interagir com participantes do ISPCP de todos os cantos do mundo. Apesar das nossas diferenças geográficas e culturais, lá eu encontrei um entendimento em comum e uma comunicação clara. Meus novos colegas me ajudarão no trabalho que realizo com operadores e usuários finais no meu país. Voltei do ICANN55 com pontos de vista que poderão ajudar na missão central da TESPOK de solucionar os problemas de ISPCPs na minha região.

Participar do ICANN55 foi algo que superou as minhas expectativas. Fiquei um pouco assustado no início, mas no final do encontro, já me sentia seguro para participar nas discussões sobre a política de múltiplas partes interessadas. De agora em diante, me sinto pronto para ajudar no trabalho da ICANN e participar das atividades do ISPCP no Quênia e na África em geral.

Authors

Leonard Obonyo