ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Convocação para a Comunidade Global de ccTLDs sobre a transição da administração da IANA – Vamos dar a nossa opinião

4 May 2015
By Byron Holland

picture of ccNSO chair Byron Holland

No dia 22 de abril, o Grupo de Trabalho responsável por desenvolver a proposta de um sistema para substituir a função do governo dos Estados Unidos na administração da Autoridade para Atribuição de Números na Internet (IANA) publicou a segunda (e provavelmente última) versão da proposta para comentários públicos. Com a ausência do governo dos EUA, o desenvolvimento da Internet chegou a um ponto crítico. A opinião dos gerentes de ccTLDs globais é essencial para garantir que as necessidades exclusivas de nossa comunidade sejam refletidas na proposta final.

Desde o lançamento da versão mais recente da proposta, o Grupo de Trabalho, conhecido como CWG - Administração, trabalhou muito para garantir que os gerentes de ccTLDs tenham as informações e oportunidades necessárias para participar desse importante processo. Embora a proposta completa seja bastante longa (92 páginas), o CWG - Administração também produziu uma apresentação de 10 páginas que explica o contexto e o processo do sistema proposto. A página 8 da apresentação traz um esquema da nova organização proposta. Também há um documento de cinco páginas, chamado 'prólogo dos presidentes', que resume a proposta, bem como um documento de "componentes básicos" que, além de servir como índice para proposta completa, destaca seus principais elementos e processos.

Os membros do CWG - Administração que representam a comunidade de ccTLDs também realizaram dois Seminários na Web sobre a proposta. As gravações e transcrições desses Seminários na Web estão disponíveis no calendário da ccNSO, nos dias 28 e 29 de abril. O CWG - Administração realizará mais dois Seminários na Web para que vocês possam saber mais sobre essa proposta. Eles estão programados para:

  • 6 de maio, de 13h a 14h30, UTC
  • 7 de maio, de 6h a 7h30, UTC

Em cada um dos seminários, vocês terão a oportunidade de fazer perguntas sobre a proposta aos integrantes do grupo de trabalho. Para obter mais informações ou fazer a inscrição, acessem o site da ICANN.

Leiam os materiais preparados pelo CWG - Administração e participem dos seminários na Web para saber mais e fazer seus comentários sobre a proposta É provável que esta seja a última oportunidade para a nossa comunidade influenciar o formato e os detalhes da proposta, já que as organizações de apoio, inclusive a ccNSO, devem aprovar a versão final, alterada de acordo com os comentários, no dia 26 de junho, durante o encontro de Buenos Aires.

No site da ICANN, é possível encontrar mais informações sobre o processo de comentários públicos. Leiam os materiais disponibilizados pelo CWG-Administração e enviem seus comentários antes do encerramento do período de comentários públicos, no dia 20 de maio de 2015. Juntos, podemos garantir que a comunidade de ccTLDs continue florescendo.

Byron Holland é presidente da ccNSO

Authors

Byron Holland