ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

O Comitê de Nomeação 2014 anuncia seleção de um membro para o Conselho da ICANN

16 October 2014

O Comitê de Nomeação de 2014 (NomCom) tem o prazer de anunciar a escolha de Wolfgang Kleinwächter como membro do Conselho da ICANN.

O posto ficou vacante depois da recente renúncia de Olga Madruga-Forti, membro do Conselho, selecionada pelo NomCom 2012. Wolfgang Kleinwächter ocupará o Assento N°. 2 no Conselho da ICANN logo depois disso e pelo resto do mandato deixado por Olga Madruga-Forti. Anteriormente, ocupou o Assento N°. 8 do Conselho, depois da Sra. Judith Vazquez ter renunciado ao Conselho, em 2013.


Wolfgang Kleinwächter

Wolfgang Kleinwächter

Wolfgang Kleinwächter é professor de Política e Regulamentação de Comunicações Internacionais no Departamento para Mídia e Ciências da Informação da Universidade de Aarhus, Dinamarca, onde ele ensina "Política e Regulamentação da Internet" desde 1998.

Ele estudou Comunicação, Legislação Internacional e Relações Internacionais na Universidade de Leipzig (B.A. 1971, M.A. 1974, Ph.D. 1981). Entre suas experiências de ensino acadêmico há cursos e aulas sobre Governança da Internet em inúmeras universidades do mundo, que incluem, entre outras, a School of International Services na American University, em Washington D.C., e a Faculdade de Jornalismo na Universidade Lomonossow, em Moscou.

O Dr. Kleinwächter tem estado envolvido em questões de Governança da Internet desde 1997 e tem participado – em diferentes funções – de 45 reuniões da ICANN. Durante cinco anos ocupou um cargo no NomCom (2009/2010 – como seu presidente) e desde 2011, foi membro do Conselho da GNSO (Generic Name Support Organization), eleito pelo Grupo de Partes Interessadas Não-Comerciais (NCSG – Non-Commercial Stakeholder Group) em que ele é membro da Unidade Constitutiva de Usuários Não-Comerciais (NCUC – Non-Commercial User Constituency).

No processo do WSIS, ele foi membro do Departamento da Sociedade Civil; compartilhou a presidência da Convenção de Governança da Internet (IGC – Internet Governance Caucus) e foi designado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Sr. Kofi Annan, para fazer parte do Grupo de Trabalho das NU sobre Governança da Internet (WGIG – Working Group on Internet Governance). Na reunião de cúpula da Tunísia, ele fez parte da delegação governamental da Dinamarca. Entre 2006 e 2010, o Dr. Kleinwächter foi Assessor Especial do Presidente do Foro de Governança da Internet (IGF), Nitin Desai. Em 2011/2012, foi membro do Grupo de Trabalho do UNCSTD (United Nations Center for Science and Technology Development) sobre Melhoria do IGF. Em 2012, entrou na delegação governamental da Alemanha na Conferência Mundial sobre Telecomunicações Internacionais (WCIT) e fez parte do Grupo Informal de Especialistas do Foro Mundial de Políticas de Telecomunicações em 2013.

Ele é cofundador do Diálogo Europeu sobre Governança da Internet (EURODIG), da Rede Acadêmica de Governança da Internet Global (GIGANET), da Summer School on Internet Governance (SSIG) e presidente da Studienkreis da ICANN. Ele fez parte do Comitê Consultivo do Registro ponto mobi (.mobi) e, em 2010, tornou-se Assessor Internacional para CNNIC. Na UE, participou do Plano de Ação para uma Internet Mais Segura (SIAP – Safer Internet Action Plan), a Força-Tarefa da Internet of Things e da Iniciativa da Sociedade da Informação Inter-regional (IRISI – Inter-Regional Information Society Initiative). No Conselho da Europa, ele presidiu o Grupo de Especialistas da Cross Border Internet (2009 – 2011).

Durante mais de 20 anos, foi membro do Conselho da Associação Internacional para Pesquisas da Mídia e das Comunicações (IAMCR – Council of the International Association for Media and Communication Research) e foi presidente da Seção Legislativa do IAMCR entre 1988 e 1998. Foi membro do Comitê de Programas para INET 2002 em Washington D.C. e Orador de Apertura, Membro do Painel, Moderador e Relator de inúmeras conferências internacionais.

Seu trabalho de pesquisa inclui mais de 100 publicações internacionais, que incluem 7 livros. Desde 2011, ele é editor da série de publicações MIND (Multistakeholder Internet Dialogue). Também foi membro de vários comitês consultivos de jornais científicos, entre eles Transnational Data and Communication Report, Computer Law and Security Report, The Journal of Media Law and Practice, Gazette e o Journal for Virtual Reality.

Ele prestou declarações em Audiência no Deutsche Bundestag e no Parlamento Européu. O Dr. Kleinwächter é Presidente do Comitê do Medienstadt Leipzig e.V., reconhecida Estrutura At Large sob os Estatutos da ICANN e obteve o "Internet Award", a maior premiação da Internet na Alemanha, pela Associação de Economia da Internet da Alemanha (eco) em 2012.