ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

RSSAC aprova assessorias de expectativas do serviço de Servidores Raiz e medidas do Sistema de Servidores Raiz

9 December 2014

Na sua reunião regular em 20 de novembro de 2014, o RSSAC aprovou as RSSAC001 e RSSAC002, as primeiras duas assessorias formais geradas pelo RSSAC sob sua estrutura reorganizada.

Na RSSAC001, o RSSAC descreve o serviço de práticas recomendadas a ser fornecido a servidores raiz e define as expectativas operacionais que os usuários poderiam antecipar razoavelmente dos operadores de serviços e dos operadores de servidores raiz. Este documento destaca que em um sistema de servidores raiz é desejável contar com diversas abordagens, e ele substitui, juntamente com uma iminente Solicitação de Comentários (RFP) do Comitê de Arquitetura da Internet (IAB) (veja abaixo), uma instrução anterior (RFC 2010, RFC2870) sobre implantações com um conjunto de expectativas de protocolos e serviços que os operadores de servidores raiz devem cumprir.

Na RSSAC002, o RSSAC identifica e recomenda um conjunto inicial de parâmetros que seriam úteis para fazer um monitoramento para estabelecer uma base e tendências para o sistema de servidores raiz. A implantação dessas medidas (e das futuras alterações feitas nelas) pelos operadores de servidores raiz formará um sistema de alerta precoce que ajudará a detectar e mitigar quaisquer efeitos (ou a ausência desses efeitos) associados ao crescente porte da zona raiz. Um conjunto comum de expectativas sobre coleta de dados vai ajudar a identificar quaisquer alterações que poderiam ser um desafio para o desempenho normal do sistema de servidores raiz do DNS associado ao crescimento da zona raiz ou a outras mudanças na evolução do DNS e da Internet.

A RSSAC002 está publicada no site de publicações do RSSAC. A RSSAC001 vai ser publicada juntamente com uma RFC complementar pelo IAB, que especifique os Requisitos do Protocolo e Implantação do Serviço de Nomes Raiz do DNS (a minuta atual está disponível aqui).

Esses documentos são uma assessoria geral para a comunidade técnica, particularmente, para os operadores de servidores raiz. De acordo com este estatuto, o RSSAC está trabalhando com organizações de operadores de servidores raiz na implantação das recomendações e planejando um relatório de status para a comunidade.