ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

É lançado relatório da segunda revisão de semelhanças em cadeias para a solicitação de ccTLDs de IDNs de бг através do Painel de Revisão de Semelhanças de Processos Estendidos (EPSRP - Extended Process Similarity Review Panel)

14 October 2014

Conforme requerido no Plano Final de Implantação para o Processo de Via Rápida de ccTLDs de IDNs Final Implementation Plan for the IDN ccTLD Fast Track Process [PDF, 879 KB], a ICANN publica o relatório report para a segunda revisão de semelhanças de cadeias da solicitação de ccTLDs de IDNs para бг (A-Label: xn--90ae, Pontos de Código Unicode: U+0431 U+0433) em cirílico pelo Ministério de Transporte, TI e Comunicações da Bulgária. O relatório apresenta o achado do Painel independente de Revisão de Semelhanças de Processos Estendidos (EPSRP) no Processo de Via Rápida de ccTLDs de IDNs.

Acerca do Processo de Via Rápida de Domínios de Nível Superior de códigos de país (ccTLDs) de Nomes de Domínio Internacionalizados (IDNs)

O Processo de Via Rápida de ccTLDs de IDNs foi lançado no dia 16 de novembro de 2009. A partir dessa data, os países e territórios elegíveis podiam solicitar seus respectivos ccTLD(s) de IDNs através do processo.

Depois de longas consultas públicas, o Conselho da ccNSO adotou adopted [PDF, 118 KB] em abril de 2013 o Relatório Final sobre o PDP da ccNSO de IDNs Final Report on the IDN ccNSO PDP [PDF, 376 KB]. Este trabalho levou em conta as experiências e revisões do Processo de Via Rápida de ccTLDs de IDNs bem como a assessoria do Comitê Consultivo Governamental Governmental Advisory Committee's advice sobre o assunto.

Em 27 de junho de 2013, o Board da ICANN aprovou uma emenda an amendment no Plano de Implantação Final do Processo de Via Rápida de ccTLDs de IDNs. A emenda implanta um processo de duplo painel para a revisão de semelhanças nas cadeias no Processo de Via Rápida de ccTLDs de IDNs e foi proposta a seguinte conclusão conclusion do Processo de Elaboração de Políticas (PDP) da Organização de Apoio a Nomes de Códigos de País (ccNSO). O Board da ICANN também resolveu resolved, no dia 27 de junho de 2013, que todos os requerentes, pendentes e futuros, de Via Rápida de ccTLDs de IDNs tenham a opção de solicitar a avaliação do Painel de Revisão de Semelhanças de Processos Estendidos (EPSRP).

No dia 5 de novembro de 2014, a ICANN publicou um Plano de Implantação Final atualizado para o Processo de Via Rápida de ccTLDs de IDNs Final Implementation Plan for the IDN ccTLD Fast Track Process [PDF, 879 KB] que inclui as mudanças exigidas para a implantação do processo de revisão de semelhanças em cadeias de duplo painel, conforme aprovado pelo Board da ICANN, inclusive o EPSRP para a segunda revisão  com base nas Diretrizes Guidelines for the Extended Process Similarity Review Panel [PDF, 86 KB] para o Painel de Revisão de Semelhanças de Processos Estendidos. De acordo à Seção 4.3 da última versão do Plano de Implantação Final para o Processo de Via Rápida de ccTLDs de IDN e as Diretrizes mencionadas, a ICANN tem a exigência de publicar os achados no EPSRP dentro de uma (1) semana depois de tê-las recebido.