ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Novo relatório apresenta questões de exatidão sintática e de operabilidade dos dados do WHOIS em gTLDs.

12 June 2017

LOS ANGELES – 12 de junho de 2017 – Hoje, a ICANN publicou o relatório de junho de 2017 sobre o Sistema de Notificação sobre Questões de Exatidão do WHOIS. Este último relatório do Sistema de Notificação sobre Questões de Exatidão do WHOIS (ARS - Accuracy Reporting System) é uma continuação dos relatórios publicados em dezembro de 2016, junho de 2016 e dezembro de 2015.

Leia o relatório.

O relatório analisa a precisão tanto da sintaxe quanto da operabilidade dos registros do WHOIS em gTLDs, em comparação com o estipulado nos Acordos de Credenciamento de Registradores (RAAs) de 2009 e 2013. Além disso, examina os principais tipos de não conformidades, tendências e comparações de exatidão no WHOIS nas diferentes regiões da ICANN, nas versões do RAA e nos tipos de gTLDs.

A ICANN elaborou testes de exatidão para responder perguntas sobre a sintaxe (formato e conteúdo) e a operabilidade (por exemplo, um e-mail enviado ao endereço de e-mail fornecido no registro do WHOIS chega a destino?) de uma amostra de registros no WHOIS. Assim, mediante métodos estatísticos, foram feitas estimativas de exatidão sintática e de operabilidade com 95% de intervalo de confiança e fornecidas à população de domínios em gTLDs como um todo, e a vários subgrupos de interesse.

Resultados principais

A análise achou o seguinte:

  • Que praticamente todos os registros WHOIS contêm informações que podem ser usadas para fazer contato imediato: Em 98,6% dos registros, pelo menos um e-mail ou número de telefone cumpre todos os requisitos de operabilidade do RAA 2009.
  • Que aproximadamente 94% dos endereços de e-mail, 69% dos números de telefone e 97% dos endereços postais eram operáveis (Para mais informações, veja a Tabela 1, a seguir).

Tabela 1: Exatidão geral na operabilidade de gTLDs pelo Modo Contatos (95% de intervalo de confiança)

E-mail Telefone Endereço postal Todos os 3 exatos
Todos os 3 Contatos (Registrante, Técnico, Administrativo) são exatos 94.5% ± 0.5% 68.9% ± 0.8% 97.2% ± 0.3% 65.4% ± 0.9%
  • Em termos de exatidão sintática, achou-se que aproximadamente 99% dos endereços de e-mail, 90% dos números de telefone e 87% dos endereços postais cumpriam todos os requisitos do RAA de 2009 (para mais informações, veja a Tabela 2, a seguir).

Tabela 2: Exatidão sintática geral dos gTLDs com os Requisitos do RAA 2009, pelo Modo Contatos (95% de intervalo de confiança)

E-mail Telefone Endereço postal Todos os 3 exatos
Todos os 3 Contatos (Registrante, Técnico, Administrativo) são exatos 99.5% ± 0.1% 89.5% ± 0.6% 87.4% ± 0.8% 79.3% ± 0.8%

O relatório também mostra um detalhe das taxas de exatidão por região da ICANN (Para mais informações, veja a Figura 1, a seguir).

Figura 1: Exatidão geral da sintaxe e operabilidade de gTLDs por região da ICANN

Figure 1: Overall gTLD Syntax and Operability Accuracy by ICANN Region

Próximos passos

Os resultados incluídos no relatório foram fornecidos à equipe de Cumprimento de Contratos da ICANN, que avaliará os tipos de erros achados e fará o seguimento dos registradores em casos de registros potencialmente inexatos.  Se queixas de inexatidão e/ou de formato no WHOIS surgirem dos dados do sistema ARS do WHOIS, o setor de Cumprimento de Contratos da ICANN emitirá avisos (tickets) conforme à abordagem e ao processo do cumprimento de contratos [PDF, 292 KB]. O Cumprimento fornece atualizações trimestrais, que incluem atualizações nos avisos (tickets) de WHOIS ARS. Elas podem ser consultadas aqui. Em resposta às solicitações da comunidade da ICANN, a ICANN está publicando mais métricas na página de Métricas de Cumprimento de Contratos do sistema ARS do WHOIS. Veja aqui.

A ICANN começará a trabalhar no próximo relatório do sistema ARS do WHOIS em julho de 2017, com data de publicação prevista para dezembro de 2017.

A ICANN vai organizar um seminário na Web em julho (data a ser definida) para analisar a metodologia e os resultados do relatório.

Saiba mais:

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é contribuir para garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si.  A ICANN ajuda a coordenar e apoiar estes identificadores únicos em todo o mundo. A ICANN foi formada em 1998 como corporação pública e beneficente sem fins lucrativos e é uma comunidade com participantes do mundo inteiro. A ICANN e sua comunidade ajudam a manter uma Internet segura, estável e interoperável.  Também promove a concorrência e elabora políticas para os níveis superiores do sistema de nomeação da Internet e facilita o uso de outros identificadores únicos da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.