ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

O Ministro das Comunicações da Irlanda expressa o apoio ao modelo multissetorial - Transição da Supervisão da IANA

19 October 2015

Dublin, Irlanda… O Ministro das Comunicações, Energia e Recursos Naturais da Irlanda, Alex White, expressou hoje o apoio da Irlanda do modelo multissetorial de governança da Internet e a transição da supervisão da IANA durante a Cerimônia de Abertura da Reunião Pública 54 da ICANN. A reunião, em Dublin (Irlanda), de 18-22 de outubro, reuniu membros da comunidade global da ICANN para conversar e elaborar uma política relacionada ao Sistema de Nomes de Domínio da Internet (DNS).

"Eu quero elogiar o trabalho de todos aqueles que dedicaram tanto tempo e energia para participar do processo multissetorial. A Irlanda apoia firmemente o modelo multissetorial de governança da Internet", disse White.

A comunidade da ICANN se reuniu em Dublin para colaborar em uma série de questões que impactam no DNS, incluindo um conjunto de propostas relacionadas ao anúncio do ano passado de que os Estados Unidos planejam fazer a transição de seu papel como supervisora das funções da IANA,que são elementos essenciais do Sistema de Nomes de Domínio da Internet (DNS), para a comunidade multissetorial global.

White expressou o apoio da Irlanda da decisão dos Estados Unidos durante a cerimônia e afirmou: "Eu acho....que esta comunidade tão diversa e entusiasta deve poder expressar-se a respeito de como a Internet é governada. Portanto, dou as boas-vindas e elogio a decisão do governo dos Estados Unidos por dar a essa comunidade a possibilidade de expressar-se e de facilitar a transição para um modelo genuinamente multissetorial de governança de Internet".

O presidente do Board da ICANN, Dr. Stephen Crocker, garantiu à comunidade o apoio contínuo do Board, declarando que "Esta reunião ICANN54 é um marco importante. Acreditamos que estamos perto da linha de chegada. O Board certamente tem se reunido e está comprometido a facilitar e apoiar a comunidade de todas as maneiras possíveis e espero sinceramente que todos nos unamos com um espírito positivo, baseado no respeito mútuo."

A ICANN também anunciou o nome do vencedor do prêmio à Liderança 2015, pioneira da Internet na Armênia e ex Fellow da ICANN, Siranush Vardanyan. O prêmio esteve destinado a membros da comunidade da Internet global que tivessem demonstrado estar comprometidos com proteger e promover o modelo multissetorial.

Aqueles que não conseguirem assistir à ICANN54 pessoalmente são encorajados a participar em forma remota. Os detalhes para participar se encontram em qualquer uma das sessões elencadas em https://meetings.icann.org/en/dublin54/schedule-full.

# # #

Para informar-se mais sobre a ICANN54 em Dublin, visite:
https://meetings.icann.org/en/dublin54.

Para fazer o download das fotos em alta resolução da reunião, visite:https://www.flickr.com/photos/icann.

Contatos com a mídia

Luna Madi
Diretora de Comunicações, EMEA
Londres, Reino Unido
Fone. +44 7780947574
E-mail:luna.madi@icann.org



James Cole
Coordenador da Mídia Global
Washington, D.C.
Fone. +1 202 733 7598
E-mail: james.cole@icann.org



Sobre a ICANN

A missão da ICANN é garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN coordena esses identificadores únicos no mundo inteiro. Sem essa coordenação não poderíamos ter uma Internet global. A ICANN, lançada em 1998, é uma corporação para o benefício público e sem fins lucrativos, com participantes de todo o mundo, dedicada a manter uma Internet segura, estável e interoperável. A ICANN promove a concorrência e desenvolve uma política para os identificadores únicos da Internet. A ICANN não controla conteúdos na Internet. Não pode deter o spam nem trata questões sobre o acesso à Internet. Porém, através de sua função de coordenação do sistema de nomeação da Internet, ela tem um impacto importante na expansão e evolução da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.