ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

A ICANN reiniciará a avaliação da solicitação da DotConnectAfrica Trust para .AFRICA

16 July 2015

16 de julho de 2015 – A Corporação para Atribuição de Nomes e Números da Internet (ICANN) anunciou hoje que vai reiniciar a avaliação da solicitação da DotConnectAfrica Trust (DCA) para o novo domínio genérico de nível superior .AFRICA.

A Diretoria da ICANN organizou uma reunião especial em 16 de julho de 2015 para tratar rapidamente uma declaração do painel de revisão independente que manifestou estar a favor da DotConnectAfrica Trust no que tange a algumas reclamações feitas sobre sua solicitação do domínio de nível superior .AFRICA  (leia mais). Durante a reunião, a Diretoria resolveu:

  • Continuar evitando fazer a delegação do gTLD .AFRICA
  • Permitir que a solicitação da DCA continue por todo o  resto do processo de solicitação de novos gTLDs
  • Reembolsar à DCA algumas despesas relacionadas ao processo de revisão independente.

Como tal, a Diretoria instruiu a equipe a dar todos os passos necessários para reiniciar a avaliação da solicitação feita pela DCA para .AFRICA e para garantir que essa avaliação continue a ser feita segundo o(s) processo(s) estabelecido(s) o mais rápido possível.

"Eu gostaria de agradecer ao painel por seus esforços e pela sua cuidadosa deliberação deste assunto", disse Steve Crocker, presidente da Diretoria da ICANN. "Embora estes procedimentos tenham sido muito extensos e tenham demorado o lançamento do domínio de nível superior .AFRICA, o processo de revisão independente faz parte dos mecanismos de prestação de contas criados pela comunidade da ICANN, salvaguardas fundamentais para garantir que o modelo multissetorial de baixo para cima da ICANN permaneça em vigor".

O Dr. Crocker também disse o seguinte: "Nosso compromisso com os setores interessados africanos da ICANN continua sendo forte. À medida que isto avança para uma resolução final, vamos contribuir para que este processo avance o mais rápido possível e para que ofereça a todas as partes as certezas que elas estão procurando e que elas se merecem".

O seguinte passo para a DCA no processo é completar a Avaliação Inicial, que é uma etapa do Programa de Novos gTLDs em que múltiplos painéis independentes, entre eles, um painel dedicado a nomes geográficos, revisam uma solicitação para verificar se ela cumpre com os requisitos mencionados no Guia do Solicitante.

No que tange à recomendação consensual do Comitê Consultivo Governamental (GAC) no Comunicado de Beijing no sentido de que a solicitação da DCA para .AFRICA não deveria proceder, a Diretoria vai perguntar ao GAC se ele deseja aprimorar essa recomendação e/ou fornecer à Diretoria mais informações sobre a referida recomendação e/ou então resolver os pontos de preocupação levantados na Declaração.