ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

ICANN formaliza relacionamento com o administrador do ccTLD da Costa Rica | Compromisso de responsabilidade é o nono assinado com um operador latino-americano

25 June 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

PARIS, França: A Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet está um passo mais perto de formalizar seu relacionamento com todos os ccTLDs da América Latina, graças à assinatura de seu nono compromisso de responsabilidade na região, dessa vez com o administrador do domínio de primeiro nível com código de país (ccTLD) .cr, função assumida pela Academia Nacional de Ciências da Costa Rica em 1990.

A assinatura ocorreu durante a 32ª reunião internacional da ICANN em Paris, e foi feita pelo Presidente e CEO da ICANN, o Dr. Paul Twomey, e pelo Dr. Guy de Téramond Peralta, pioneiro da Internet na América Latina e contato administrativo do domínio .cr. O Dr. Gabriel Macaya Trejos, presidente da Academia Nacional de Ciências da Costa Rica, já havia assinado o acordo.

O programa de prestação de contas da ICANN estabelece dois mecanismos pelos quais os administradores de ccTLDs podem formalizar seu relacionamento com a ICANN. O primeiro é um documento de Compromisso de Responsabilidade, que define as obrigações de um administrador de ccTLD e da ICANN. Ele também abrange resolução de disputas e rescisões, e destina-se àqueles administradores de ccTLDs que exigem um documento formal com a ICANN.

O segundo mecanismo é uma troca de correspondência entre a ICANN e o administrador de ccTLD, destinado àqueles para os quais uma simples declaração de compromisso é mais adequada.

O compromisso de responsabilidade da Costa Rica é o 41º a ser assinado pela ICANN.

Os compromissos de responsabilidade já assinados encontram-se em: http://www.icann.org/cctlds/agreements.html