ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

ICANN tem índice de satisfação de 94% na pesquisa anual com clientes externos de funções da IANA

16 December 2015

Hoje, a ICANN anunciou que 94% dos clientes das funções da IANA entrevistados disseram estar "satisfeitos" ou "muito satisfeitos" com os serviços recebidos entre setembro de 2014 e agosto de 2015. Essa pontuação indica a satisfação contínua, pois nas pesquisas publicadas em 2013 e 2014, o departamento de IANA da ICANN recebeu 93%.

Veja os resultados da pesquisa com os clientes [PDF, 855 KB].

A pesquisa mede a satisfação dos clientes das funções da IANA em relação a sete indicadores de desempenho identificados nas consultas sobre normas de desempenho de 2013. São eles: qualidade da documentação, qualidade dos processos, transparência, pontualidade, precisão, informação e cortesia. Na pesquisa de 2015, o departamento de IANA teve um índice de satisfação de 98% para precisão, indicador de desempenho identificado como mais importante para os clientes nos últimos três anos. A equipe recebeu pontuações mais altas que nos anos anteriores para qualidade dos processos, pontuação e informação. Além disso, o número de gerentes de TLD que solicitaram alterações de rotina e disseram estar muito satisfeitos com a precisão do serviço que receberam aumentou 10% em comparação com 2014. Essa pontuação integra uma tendência positiva na satisfação dos clientes com a execução das funções da IANA pela ICANN. Desde 2013, o número de clientes que disseram estar satisfeitos com a resolução de seus problemas aumentou em 24%.

Embora os resultados da pesquisa sejam positivos no geral, continuamos analisando oportunidades de melhorar. As respostas às perguntas abertas da pesquisa de 2015 indicam que determinados formulários usados pelos clientes para enviar solicitações devem ser melhorados, e que o departamento de IANA deve oferecer atualizações de status mais frequentes aos clientes ao lidar com solicitações de autorização. A ICANN pretende examinar métodos para lidar com esse feedback no ano que vem.

A Ebiquity, uma consultoria global de mídia, marketing e reputação, foi contratada pela ICANN para realizar a pesquisa desde seu lançamento em 2013. Essa pesquisa oferece feedback útil ao departamento de IANA, e as pontuações são usadas como referência para os processos de melhoria. As respostas são anônimas para incentivar os comentários verdadeiros, mas os entrevistados são segmentados de acordo com a afiliação para ajudar a ICANN a entender melhor as necessidades dos diversos grupos de clientes.

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é garantir uma Internet global estável, segura e unificada. Para entrar em contato com outra pessoa pela Internet, você digita um endereço em seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser exclusivo, para que os computadores possam se encontrar. A ICANN coordena esses identificadores exclusivos em todo o mundo. Sem essa coordenação, não teríamos uma Internet global. A ICANN foi formada em 1998. Ela é uma corporação de utilidade pública sem fins lucrativos com participantes do mundo todo dedicados a manter a segurança, a estabilidade e a interoperabilidade da Internet. A corporação promove a concorrência e desenvolve políticas sobre os identificadores únicos da Internet. A ICANN não controla o conteúdo da Internet. Ela não pode deter as atividades de spam e não é responsável pelo acesso à Internet. Por meio de sua função de coordenação do sistema de nomenclatura, ela tem um impacto importante na expansão e na evolução da Internet. Para obter mais informações, acesse: www.icann.org.