ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

ICANN e Grupo de Gestão da UA anunciam a inauguração do Dia da UA e uma convocação de propostas

21 December 2022

A ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) e o UASG (Universal Acceptance Steering Group, Grupo de Gestão da Aceitação Universal) estão convocando propostas de eventos para a inauguração do Dia da UA (Universal Acceptance, Aceitação Universal), que será realizado em 28 de março de 2023. Organizado pelo UASG, um grupo liderado por voluntários, e com o apoio da ICANN, o Dia da UA será uma oportunidade para reunir organizações e comunidades locais, regionais e globais com o objetivo de divulgar a UA e incentivar a adoção dela por participantes importantes. A UA é um requisito técnico para garantir que todos os nomes de domínio e endereços de e-mail válidos, independentemente da escrita, do idioma ou da extensão de caracteres, possam ser igualmente usados por todos os aplicativos, dispositivos e sistemas que se conectam à Internet.

O Dia da UA incluirá sessões de treinamentos técnicos e de divulgação da Aceitação Universal organizadas pelo UASG, os Embaixadores da UA e grupos locais de iniciativas de UA, bem como pela ICANN e organizações e parceiros interessados do mundo todo. As sessões terão como objetivo engajar e mobilizar as principais comunidades de áreas técnicas e linguísticas, empresas, governos e partes interessadas do setor do DNS (Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínio) para promover os benefícios da UA. Elas também vão explicar como preparar os sistemas para a Aceitação Universal. Os materiais das apresentações serão disponibilizados em pacotes para os organizadores do evento realizarem suas próprias sessões até o dia 28 de fevereiro de 2023.

"O Dia anual da UA do UASG será um evento global de múltiplas partes interessadas para divulgar informações sobre a UA e ajudar a romper as barreiras linguísticas da Internet. Peço a todas as partes interessadas que contribuam para o Dia da UA e ajudem a atrair mais um bilhão de usuários para a Internet", disse o presidente do UASG, Ajay Data.

"A ICANN está feliz em contribuir e apoiar o primeiro Dia anual da UA do UASG. Será uma oportunidade incrível para conversar com partes interessadas do mundo todo e promover o perfil do nosso trabalho para construir uma Internet mais inclusive e multilíngue", afirmou o presidente e CEO da ICANN, Göran Marby.

Se você tiver interesse em organizar um evento no Dia da UA, preencha o formulário de inscrição na página do Dia da UA.

Para saber mais informações sobre o Dia da UA, como detalhes sobre solicitações para palestrantes e ministrantes de treinamentos da UA, requisitos das sessões e auxílio financeiro, acesse a página do Dia da UA. O calendário completo de eventos do Dia da UA será publicado nos próximos meses.

O QUÊ? O UASG e a ICANN estão convocando propostas de eventos para o Dia da UA com o objetivo de promover a Aceitação Universal, bem como sua adoção por participantes importantes do mundo todo. Os eventos devem ser dedicados a um dos três tipos de sessões de engajamento:

  • Promoção da UA: apresentar uma visão geral sobre a UA e a EAI (Email Address Internationalization, Internacionalização de Endereços de E-mail), os benefícios de criar suporte para a UA, conceitos técnicos básicos relacionados à UA e as próximas etapas para se preparar para a Aceitação Universal.
  • Treinamento técnico sobre UA: ministrar um treinamento detalhado sobre como se preparar para a EAI, destinado a administradores de sistemas e provedores de serviços de e-mail, e sobre como se preparar para a UA, destinado a desenvolvedores.
  • Estratégia de UA: debater sobre os mecanismos adequados para promover a adoção da Aceitação Universal a nível regional.

As propostas devem ser enviadas pelo formulário UA Day Event Proposal (Proposta de evento para o Dia da UA), disponível na página do Dia da UA, até 31 de janeiro de 2023.

QUEM: Todas as organizações relevantes podem enviar suas propostas. Isso inclui, entre outras: Organizações Regionais At-Large da ICANN, Estruturas At-Large, Organizações de Apoio e Comitês Consultivos, governos, organizações internacionais, organizações e empresas de tecnologia, comunidades de código aberto, órgãos de padronização, provedores de serviços de e-mail, desenvolvedores de software e tecnologia, plataformas de hospedagem na web, comunidade acadêmica, setor do DNS e comunidades linguísticas.

ONDE: Vários eventos serão realizados de maneira remota, presencial ou híbrida, de acordo com as propostas recebidas.

QUANDO: Até 28 de março de 2023.

O que é UA?

A UA (Universal Acceptance, Aceitação Universal) é um requisito técnico para garantir que todos os nomes de domínio e endereços de e-mail válidos possam ser usados por todos os aplicativos, dispositivos e sistemas que se conectam à Internet. Embora o DNS tenha mudado nos últimos anos, as verificações usadas por muitos aplicativos de software para validar nomes de domínio e endereços de e-mail continuam desatualizadas. Muitos sistemas não reconhecem nem processam adequadamente os novos nomes de domínio. Alguns exemplos são os novos domínios genéricos de primeiro nível (como .photography), IDNs (Internationalized Domain Names, Nomes de Domínio Internacionalizados) (como एमईआईटीवाई.सरकार.भारत/, 红螺寺.网址, صحة.مصر, стопкоронавирус.рф)e ccTLDs (country code Top-Level Domains, Domínios de Primeiro Nível com Código de País) (como .ไทย). Além disso, nem todos os portais on-line estão preparados para abrir uma conta de usuário com um endereço de e-mail desse tipo. Sendo assim, conscientizar sobre a UA e apoiar essa iniciativa é essencial para garantir um Internet verdadeiramente global e multilíngue.

Benefícios da UA

Atualmente existem mais de cinco bilhões de usuários ativos na Internet, e um aumento de pelo menos um bilhão é esperado. A adoção da UA para todos os nomes de domínio e endereços de e-mail válidos é essencial para promover a escolha do consumidor e a inclusão digital de todos os usuários. Além disso, existem benefícios econômicos e sociais importantes quando ajudamos os usuários multilíngues da Internet a acessar e a se conectar a páginas de comércio eletrônico, comunidades locais e governos, bem como abraçar e proliferar tradições culturais por meio dos idiomas.

O UASG

O UASG é uma iniciativa liderada pela comunidade, formada em 2015 e financiada pela ICANN. Ele é composto por representantes de mais de 120 empresas, governos e grupos da comunidade. O UASG trabalha para divulgar a importância da UA no mundo todo, disponibilizar recursos gratuitos para ajudar as organizações a implementá-la e acompanhar o progresso da adoção da Aceitação Universal. Para saber mais, acesse https://uasg.tech/.

About ICANN

ICANN's mission is to help ensure a stable, secure, and unified global Internet. To reach another person on the Internet, you need to type an address – a name or a number – into your computer or other device. That address must be unique so computers know where to find each other. ICANN helps coordinate and support these unique identifiers across the world. ICANN was formed in 1998 as a nonprofit public benefit corporation with a community of participants from all over the world.