ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Solicitam-se manifestações de interesse para transferência em bloco de cadastros

28 October 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

Pedido de informações: ICANN solicita manifestações de interesse de registradores que queiram receber transferência em bloco de nomes do registrador descredenciado EstDomains

Em decorrência do descredenciamento da EstDomains, Inc. (ID IANA 832), a ICANN solicita manifestações de interesse de registradores credenciados que queiram assumir o patrocínio dos nomes de gTLDs anteriormente administrados pela EstDomains.

A EstDomains administrava aproximadamente 280.000 cadastros de gTLDs nos registros biz, com, info, mobi, net e org, e também 7 nomes de domínio internacionalizados de segundo nível. A EstDomains, Inc., tem sede em Delaware, Estados Unidos.

A ICANN acredita que os dados mantidos sob custódia estão completos e no formato adequado, conforme descrevem as Especificações para Custódia de Dados de Registradores, em http://www.icann.org/en/rde/rde-specs-09nov07.pdf [PDF, 33K].

Solicitação de manifestações de interesse

Registradores credenciados pela ICANN que quiserem ser considerados como possíveis destinatários de uma transferência em bloco dos nomes devem ter um histórico de cumprimento de todas as suas obrigações para com a ICANN e enviar uma manifestação de interesse formal até às 23h00 UTC da segunda-feira, 3 de novembro de 2008, com uma descrição das suas qualificações, que incluirão:

  • Sua experiência como registrador, indicando o número de cadastros e clientes administrados;
  • A disponibilidade de funcionários suficientes no setor de atendimento ao cliente para atender solicitações de clientes durante e logo após a transferência em bloco;
  • A capacidade de se comunicar com clientes em outros idiomas além do inglês;
  • Uma lista dos gTLDs nos quais estão credenciados e em operação;
  • Sua experiência e conhecimento de transferências em bloco;
  • A documentação de procedimentos para resolver possíveis controvérsias quanto ao controle ou quanto aos direitos de cadastro de nomes de domínio (no caso de contestações de propriedade ou dados Whois incorretos);
  • Sua experiência como empresa de “varejo”;
  • Sua experiência com IDNs de segundo nível;
  • Sua capacidade de apresentar relatórios periódicos à ICANN.

As manifestações de interesse devem indicar aproximadamente quanto tempo o registrador/candidato precisará para se preparar para receber a transferência em bloco.

Esse pedido de informações/manifestações de interesse segue o Procedimento para Transferências de Registradores Descredenciados, publicado em http://www.icann.org/processes/registrars/de-accredited-registrar-transition-procedure-01oct08.pdf [PDF, 121K]. A ICANN reserve-se o direito de aceitar ou não as manifestações de interesse enviadas em resposta a essa solicitação e selecionar ou aprovar um destinatário da transferência em bloco que não fez parte desse processo. Se material enviado contiver segredos comerciais ou informações financeiras que exigirem tratamento sigiloso, o remetente deverá indicar quais são essas informações. Eventuais perguntas e manifestações de interesse devem ser enviadas por e-mail para mike.zupke@icann.org.