ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Declaração dos presidentes do CWG-Supervisão - Resumo da reunião ICANN 52 | Lise Fuhr & Jonathan Robinson

12 February 2015

O Grupo de Trabalho Intercomunitário (CWG) sobre Funções Relacionadas a Nomes teve duas sessões na reunião ICANN 52 em Singapura (8-12 fevereiro de 2015): numa sessão de trabalho de duas horas na Quarta-feira e numa sessão de perguntas e respostas na Quinta-feira. Além dessas sessões, houve participação em sessões organizadas por muitos outros grupos da comunidade da ICANN, bem como muitas conversas e participações positivas durante toda a semana de parte dos copresidentes, os membros e suas organizações constituintes, os participantes individuais do CWG-Supervisão e a comunidade multissetorial em geral.1

Resumo da reunião ICANN 52

A sessão de trabalho da Quarta-feira esteve focada principalmente em revisar e aprimorar os métodos de trabalho do CWG-Supervisão. Essas revisões fizeram com que o grupo trabalhasse em um comitê para fazer o processo avançar, reunindo-se no mínimo uma vez por semana e partindo das áreas de convergência da Proposta para elaborar uma Proposta final. Se for preciso, o CWG-Supervisão vai encaminhar assuntos específicos através de Grupos de Tarefas especializados. Os Grupos de Tarefas vão cumprir o propósito de desenvolver aspectos específicos da Proposta bem como demonstrar um progresso gradual. As minutas dos Grupos de Tarefas serão encaminhadas ao grupo para sua revisão e para decidir se são incluídas na proposta preliminar.

A sessão de perguntas e respostas da Quinta-feira esteve focada em receber feedback da comunidade. Em preparação para a reunião ICANN 52, o CWG-Supervisão criou um Documento para debate [PDF, 447 KB] que tentou capturar e resumir o progresso considerável feito por este grupo até o presente e encorajar as contribuições da comunidade sobre questões chave e difíceis que foram tratadas em detalhe na Quinta-feira.

The CWG-Stewardship appreciates the high-quality comments and responses received, and expects to devote time in its next meeting on 19 February 2015 to further assess the feedback received. The group remains open to feedback on the specific questions on the Discussion Document, and requests that feedback before the 19 February meeting. Feedback can be provided through a CWG-Stewardship member or participant, or to the support staff (grace.abuhamad@icann.org) para sua transmissão para o grupo.

O futuro

A reunião ICANN 52 manteve o tão necessário foco no trabalho relacionado à Transição da Supervisão da IANA e à Melhoria da Prestação de Contas da ICANN. Durante toda a reunião, os copresidentes, os membros e suas organizações constituintes, os participantes individuais do CWG-Supervisão e a comunidade em geral dedicaram seu tempo para um feedback e um progresso construtivos. Com o apoio contínuo da comunidade, o CWG-Supervisão se compromete a continuar a trabalhar com um ritmo de alta intensidade. O grupo vai permanecer engajado regularmente com a comunidade e com os observadores interessados para fornecer informação atualizada sobre seu trabalho bem como elementos afins, como receber assessoria legal, como fez durante os Webinars de 3 de fevereiro.

Coordenação com o CCWG-Prestação de Contas

Conforme acordado na sua Declaração Conjunta de 28 de janeiro de 2015, os presidentes de ambos os grupos de trabalho - CWG-Supervisão e CCWG-Prestação de Contas - se comprometeram para assistir e participar das sessões mútuas na ICANN 52. O CWG-Supervisão reconhece que, sempre que possível e procedente, o grupo vai aproveitar os esforços do CCWG-Prestação de Contas para evitar a duplicação ou sobreposições do trabalho a ser feito. Com essa robusta coordenação, os copresidentes têm a garantia do progresso eficiente do CWG-Supervisão.

Trabalho até o presente

O CWG-Supervisão iniciou seu trabalho em outubro de 2014, com reuniões virtuais semanais em forma regular e uma reunião de trabalho na ICANN 51 em Los Angeles, Califórnia. Além das reuniões virtuais semanais regulares do CWG-Supervisão, com o suporte da ICANN, e por solicitação dos presidentes, a ICANN aceitou apoiar uma reunião presencial em Frankfurt, Alemanha, de dois dias completos, 19 e 20 de novembro de 2014, para fazer avançar o trabalho do grupo.

No dia 1° de dezembro, o CWG-Supervisão publicou a minuta de sua proposta por um período de 21 dias para comentários públicos. Depois da publicação da minuta da proposta [PDF, 1.7 MB], entre 4 e 6 de dezembro, o CWG organizou três webinars públicos para apresentar a minuta da proposta e participar com a comunidade em geral.

Ao concluir o período de comentários públicos, o CWG-Supervisão dedicou seu tempo para revisar e analisar inteiramente o feedback recebido, especialmente durante um final de semana de trabalho intenso nos dias 10 -11 de janeiro. Como parte dos resultados, o grupo começou a estudar uma série de modelos alternativos que ainda não tinham sido considerados inteiramente. Esses modelos foram apresentados em dois webinars públicos em 3 de fevereiro e num Documento para debate [PDF, 447 KB] que foi publicado para discussão na ICANN 52 em Singapura.

A seguinte reunião de trabalho do CWG-Supervisão está programada para 19 de fevereiro, das 11:00:00 às 13:00 UTC.

Há planos para uma outra reunião presencial em 25 - 27 de março de 2015.

Composição

O CWG está formado por 138 pessoas: 19 membros, indicados por organizações constituintes, e responsáveis perante elas, e 119 participantes em qualidade de indivíduos. O CWG é um grupo aberto: quem estiver interessado em trabalhar no CWG poderá fazê-lo como participante. Os participantes podem pertencer a uma organização constituinte, a um grupo ou organização de partes interessadas não representadas no CWG ou atualmente ativas dentro da ICANN, ou agir por conta própria.

Dos 138 membros e participantes do CWG, a representação por região é a seguinte:

  • 47 da Ásia/Ásia Pacífico
  • 36 da Europa
  • 31 da América do Norte
  • 12 da América Latina
  • 12 da África

Dos 138 membros e participantes do CWG, a representação do grupo de partes interessadas é a seguinte:

  • 47 (sem afiliação)
  • 32 GNSO
  • 20 GAC
  • 18 ccNSO/ccTLD
  • 18 At-Large
  • 2 SSAC
  • 1 ASO

Além disso, há 6 membros do ICG participando do CWG.


1 Para uma lista completa das sessões correspondentes à Transição da Supervisão da IANA, veja aqui.