ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Novidades com ex-alunos do programa de Fellowship: Destaques do relatório da sondagem sobre o programa de Fellowship

28 May 2015

ICANN 51 Fellows Group Photo

O programa de Fellowship da ICANN, agora administrado pelo Departamento de Desenvolvimento e Responsabilidade Pública (DPRD, segundo o acrônimo em inglês), tem crescido enormemente desde seu início, na ICANN 29, em San Juan, Puerto Rico, em 2007.

O forte programa de Fellowship, com mais de 600 ex-alunos, oferece oportunidades a candidatos elegíveis de nações em desenvolvimento do mundo inteiro para participar de forma presencial com outros membros da Comunidade Multissetorial da ICANN, através de uma experiência de engajamento rápida ("fast track"), que expõe os Fellows à Comunidade e aos processos da ICANN.

Com a esperança de continuar melhorando nosso trabalho e em resposta às necessidades de nossa comunidade, tão diversa e em expansão contínua, foi circulada uma sondagem entre todos os ex-alunos para captar informações chave sobre a experiência do Fellowship, incluindo dados demográficos, benefícios do programa, efeitos sobre o desenvolvimento pessoal, participação e barreiras na Comunidade da ICANN, áreas para melhorar e os comentários mais destacados de ex Fellows.

  • "O programa de Fellowship coloca a gente diretamente dentro da comunidade da ICANN! Fornece aos fellows uma exposição inestimável ao setor da Internet e a seus principais líderes, especialmente quando se trata de fellows de países em desenvolvimento, em que isto seria impossível sem programas como este. Fornece uma estrutura muito útil e necessária às reuniões da ICANN, especialmente para aqueles que participam pela primeira vez. Também permite a interação corpo-a-corpo com líderes da comunidade (de todos os níveis, chegando até o CEO), aspecto de valor inestimável para os recém-chegados".

- Chaitanya Ramachandran, fellow da Índia

Ao todo, 154 ex-alunos do programa Fellowship responderam o questionário, fornecendo feedback e opiniões muito positivos e comentários construtivos sobre o programa.

O DPRD teve a satisfação de achar e notificar que os ex-alunos do Fellowship estão muito satisfeitos em geral, com suas experiências com o Fellowship, com a maioria dos entrevistados fornecendo um escore de 8 pontos ou mais (numa escala de 1-10) ao programa de Fellowship em aspectos como desenvolvimento pessoal, oportunidades para criar vínculos, e oferecendo introspecções e reflexões na Reunião da ICANN que eles talvez não teriam recebido se tivessem participado por conta própria. Esses aspectos, bem como a exposição ao modelo Multissetorial, os desenvolvimentos da governança da Internet e a assistência na visão ou na elaboração de projetos nacionais ou locais, foram identificados também como alguns dos mais benéficos do programa, que influenciam no desenvolvimento profissional dos participantes.

  • "Estou muito entusiasmado por ser um franco reivindicante do crescimento da Internet em países de língua persa. Este fellowship e a reunião me forneceram as informações e os conhecimentos necessários sobre o mecanismo de governança da ICANN e seu papel no ecossistema de governança da Internet. Espero levar minha experiência à comunidade de língua persa e ajudar ela a participar dos diferentes setores constituintes da ICANN".

- Shabnam, fellow do Irã

Um indicador chave de que o objetivo de treinamento do programa está dando certo poderia ser que 88% dos ex-alunos entrevistados na sondagem do Fellowship está participando atualmente da comunidade ICANN, demonstrando continuidade e integração do programa de Fellowship com a comunidade através de uma série de vias diferentes, entre elas, participando das Reuniões ICANN e de outros eventos no ecossistema da Internet, e defendendo questões relativas à Internet em seus países e regiões.

Os alunos foram encorajados também a compartilhar suas opiniões sobre áreas em que o programa de Fellowship poderia ser melhorado. As duas áreas principais identificadas para introduzir melhorias foram aceitar mais Fellows no programa e assistir os recém-chegados mediante um programa de mentores.

  • "Creo que una barrera es el idioma, ICANN debe trabajar por hacer llegar a la comunidad toda la información en los diferentes idiomas y no solo en ingles".

"Acho que uma barreira é o idioma; a ICANN deve trabalhar para fornecer à comunidade toda a informação nas diferentes línguas e não apenas em inglês".

- Carlos Alberto Villaseñor Quesada, fellow da Costa Rica

O DPRP está considerando a possibilidade de aumentar a quantidade de membros no programa de Fellowship, enquanto reconhece a importância da natureza do programa, de ser fechado e facilitado por grupos pequenos. O DPRD também está muito satisfeito em anunciar que o programa Fellowship Coaching, que começou como experiência piloto na ICANN48 em Buenos Aires, em 2013, tem sido oficializado como parte integrante do programa, dando resposta à necessidade identificada pelos ex-alunos de que os novos Fellows deveriam contar com o apoio de mentores.

  • "Agora, eu tenho trabalhado de mentor de fellows recém-chegados, que por enquanto tem sido uma maravilhosa experiência. Eu quero dizer que esse é o melhor programa de fellowship que eu já experimentei, vi e ouvi mencionar, por conta a ótima administração da Janice e sua equipe. Ela tem sido um enorme suporte, mentora e orientadora para todos os fellows, sempre presente para lutar por eles. :) O programa de fellowship realmente vai precisar que ela continue a progredir e produzir líderes para a próxima geração no futuro da Internet e para poder garantir a ideia de Um Mundo, Uma Internet".

- Zakir Syed, fellow do Paquistão

Recentemente, foi solicitado que os ex-alunos compartilhassem os destaques de sua experiência no Fellowship. Os três principais pontos de destaque incluíram: a comunidade e a rede do Fellowship, ter conhecido os líderes e especialistas sênior e os conhecimentos adquiridos sobre a ICANN e o ecossistema da Internet.

Esperamos continuar melhorando o programa de Fellowship, e atraindo novos membros para nossa comunidade, empoderando eles na sua participação na ICANN e no ecossistema da Internet.

  • "Eu me lembro de uma senhora que veio um dia na minha primeira reunião da ICANN e que me disse que estava impressionada por meu trabalho e que pensava que um dia eu seria um fator de mudança na comunidade da Internet. Quem sabe? Talvez algum dia eu demonstre que ela estava certa".

- Walid Al-Saqaf, fellow do Iêmen

Para ver o Relatório do Fellowship na íntegra, inclusive os próximos passos, clique aqui.