ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Convocatória para comentário público sobre a estratégia 2016-2019 para o Oriente Médio e Países Adjacentes (MEAC - Middle East and Adjoining Countries)

28 October 2016

Hoje, o Grupo de Trabalho da Estratégia para o Oriente Médio e Países Adjacentes da ICANN (MEAC-SWG) anunciou uma convocatória para comentário público sobre a versão preliminar da estratégia 2016-2019 para o MEAC. Formado por 48 membros e 2 observadores, o grupo de trabalho MEAC-SWG foi formado em junho de 2016 para elaborar uma estratégia de engajamento regional da ICANN. Ao elaborar a estratégia, o MEAC-SWG seguiu o plano estratégico 2016-2020 da ICANN incluído nos Estatutos da ICANN, que trata os seguintes cinco objetivos estratégicos do plano para a região:

  • Ajudar a ICANN a evoluir e a tornar-se global;
  • Apoiar um ecossistema de identificadores únicos saudável, estável e flexível;
  • Fomentar a excelência organizacional, tecnológica e operacional;
  • Promover o papel e a abordagem multissetorial da ICANN;
  • Criar e implementar um marco de interesse público mundial estipulado na missão da ICANN.

O objetivo estratégico geral é "atrair mais participantes ativos e engajados da região para que contribuam nos processos de elaboração de políticas da ICANN e adquiram funções de liderança dentro da comunidade da ICANN". A estratégia identificou três áreas de foco principais:

  • Dar apoio a uma infraestrutura do DNS segura, estável e flexível na região do MEAC.
  • Promover um mercado de nomes de domínio saudável e competitivo na região do MEAC.
  • Esclarecer o papel da ICANN dentro de um ecossistema da Internet em evolução mediante o engajamento com a comunidade do MEAC.

A versão preliminar da estratégia 2016-2019 para o MEAC pode ser consultada aqui [PDF, 1 MB]. Os comentários deverão ser feitos até Sexta-feira 18 de novembro, às 23:59 UTC. Os comentários deverão ser enviados por e-mail a meac.swg@icann.org.

Histórico

No final do ano 2012, a ICANN consultou os membros da comunidade da Internet do Oriente Médio sobre a necessidade de elaborar uma estratégia que definisse o engajamento da ICANN na região. No início de 2013, 22 membros da comunidade de toda a região se reuniram para elaborar essa nova estratégia. O grupo foi chamado de Grupo de Trabalho para a Estratégia do Oriente Médio ((MESWG - Middle East Strategy Working Group). O documento da estratégia passou por um período de comentário público antes de ficar finalizado e pronto para sua implementação. Ao implementar a estratégia, o MESWG sugeriu elaborar planos de implementação de forma anual, em estreita colaboração com a equipe de colaboradores da ICANN.

Embora o mandato de três anos da estratégia do Oriente Médio concluísse em 30 de junho de 2016, a equipe da ICANN, junto ao MESCWG, começaram a avaliar a estratégia antes dessa data e, ao mesmo tempo, a solicitar as opiniões e contribuições da comunidade da Internet regional sobre a necessidade de continuar com a estratégia por mais três anos.

Depois da consulta pública na ICANN55 em Marrakech (5 a 10 de março de 2016) e de discussões produtivas através da lista de emails dos membros do MEAC ICANN, a comunidade sugeriu criar um Grupo de Redação da Carta (CDG - Charter Drafting Group) que deveria definir os métodos de trabalho do novo grupo de trabalho MEAC-SWG. O CDG trabalhou desde meados de abril até meados de maio de 2016 e publicou seu trabalho.

Em meados de maio de 2016, uma convocatória pública foi anunciada, que instava membros e observadores a fazer parte do novo MEAC-SWG. Cinquenta membros da comunidade responderam à convocatória: 48 entraram como membros e dois, como observadores.