ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Chamada a Observadores para integrar o Grupo de Trabalho de Diferentes Comunidades para elaborar uma Proposta de Transição do papel da IANA como Supervisora das funções vinculadas à Nomeação

26 September 2014

Resumo

As organizações que adotaram o estatuto para o Grupo de Trabalho de Diferentes Comunidades (CWG - Cross Community Working Group) para elaborar uma Proposta de Transição do papel da Autoridade para Atribuição de Números da Internet (IANA) como Supervisora das Funções vinculadas à Nomeação para convocar os observadores para fazer parte deste esforço. O objetivo principal do CWG é elaborar uma proposta de transição consolidada para os elementos das Funções da IANA relacionados ao Sistema de Nomes de Domínio (DNS).

Participação como observador

A participação do CWG está aberta para membros e observadores. Além dos membros, indicados pelas organizações fundacionais, toda parte que estiver interessada no trabalho do CWG pode fazer parte como observadora. Espera-se dos observadores que tenham uma participação ativa e que assistam a todas as reuniões. A única diferença entre os membros e os observadores é que quaisquer chamadas para consenso ou tomadas de decisão formais necessárias só poderão ser feitas por membros do CWG indicados pelas organizações fundacionais. No entanto, isto não elimina o fato de que o CWG deveria operar, tanto quanto possível, com o apoio dos pontos de vista e do consenso de todos os participantes, visto que a importância de levar em conta todas as contribuições e pontos de vista deste importante assunto é um aspecto que deve ser levado em conta. Os observadores podem pertencer a uma organização fundacional, a um grupo ou organização de partes interessadas não representados no CWG ou atualmente ativos dentro da ICANN, ou agir por conta própria.

Como fazer parte

Se estiver interessado em fazer parte do grupo, entre em contato com Grace Abuhamad (grace.abuhamad@icann.org), ou com os secretariados de sua Organização de Apoio (OA) ou Comitê Consultivo (CC). Todos os participantes (membros ou observadores) aparecerão na lista do site do CWG. Todos os observadores também deverão remeter uma Declaração de Interesse (SOI - Statement of Interest), de acordo aos procedimentos de sua organização fundacional ou então, quando não for aplicável para os observadores, os Procedimentos da GNSO deverão ser seguidos (veja https://community.icann.org/x/cYLg).

Próximos passos

O CWG atualmente está em fase de formação. Até o presente, o Comitê Consultivo de At-Large (ALAC), a Organização de Apoio para Nomes de Domínio com Códigos de País (ccNSO), a Organização de Apoio para Nomes Genéricos (GNSO) e o Comitê Assessor de Segurança e Estabilidade (SSAC) têm adotado o estatuto e se encontram no processo de designar membros. O CWG terá sua primeira reunião first meeting (mediante teleconferência) no dia 6 de outubro às 13:00 UTC, seguida de uma reunião do F2F em LA durante a reunião da ICANN F2F meeting in Los Angeles during the ICANN meeting (programada para Segunda-feira 13 de outubro das 12:15 até as 13:45, hora local (19:15 – 20:45 UTC), com participação remota). Ambas as sessões serão gravadas e transcritas.

Histórico

A Administração Nacional das Telecomunicações e da Informação (NTIA) solicitou que a ICANN "reunisse um processo multissetorial para elaborar um plano para fazer a transição da função de supervisora atualmente ocupada pelo governo dos EUA" a respeito das Funções da IANA e da gestão de zonas raiz relacionadas. Ao fazer este anúncio, a NTIA especificou que a proposta de transição deve contar com o amplo apoio da comunidade e seguir os princípios seguintes:

  • Apoiar e melhorar o modelo multissetorial;
  • Manter a segurança, estabilidade e flexibilidade do DNS da Internet
  • Satisfazer as necessidades e a expectativa dos clientes e parceiros globais a respeito dos serviços da IANA
  • Manter a abertura da Internet.

A NTIA também especificou que não aceitaria uma proposta pela qual a função da NTIA fosse substituída por uma solução liderada por um governo ou por uma organização intergovernamental.

No dia 6 de junho, a ICANN fez a proposta de criar um Grupo de Coordenação da Transição da Supervisão da IANA (ICG) "responsável pela preparação de uma proposta de transição, que refletisse as diversas necessidades das diferentes partes afetadas das funções da IANA".

Ficou determinado que as propostas de Transição da função de Supervisão para cada uma das funções da IANA fossem elaboradas pelas comunidades diretamente afetadas, o IETF e o IAB para as funções da IANA relacionadas aos Parâmetros de Protocolo da Internet; a NRO, a ASO, e os RIRs para funções relacionadas à gestão e distribuição de recursos de numeração, e a GNSO e ccNSO para funções relacionadas ao Sistema de Nomes de Domínio. Esses esforços vão constituir elementos para o trabalho do ICG, cuja responsabilidade é elaborar uma proposta de transição integrada geral destes componentes criados de forma autônoma.

Duas das comunidades globais da IANA diretamente afetadas, as comunidades de endereçamento e de parâmetros de protocolo de Internet, responderam ao anúncio da NTIA e à formação do ICG, estabelecendo grupos de trabalho para fornecer comentários/ideias sobre suas necessidades e expectativas específicas a respeito da Transição da função de Supervisão da IANA.

Este CWG foi formado como parte deste processo de transição e para elaborar uma proposta para os elementos da Transição da função de Supervisão da IANA que afetam diretamente à comunidade de nomeação.

Mais informações