en

Transferência maciça de Nomes de Domínio desde Asadal, Inc. até Gabia, Inc.

5 March 2014

In addition to the U.N. six languages, this content is also available in

A ICANN autorizou a transferência maciça de nomes de domínio de gTLD desde a Asadal, Inc. até a Gabia, Inc. devido a ações vinculadas à conformidade adotadas pela ICANN que levaram à retirada do credenciamento da Asadal Inc.

Os registros de gTLD afetados têm processado as transferências maciças. Os registratários ex-clientes da Asadal Inc. deveriam receber avisos da Gabia, Inc. com a notificação da transferência. As perguntas dos clientes acerca da transferência devem ser endereçadas à Gabia, Inc. (para detalhes de contato, veja http://www.internic.net/registrars/registrar-244.html ou diretamente visitando o site da empresa: https://www.gabia.com/). A seguir, mais informações acerca dessas transferências maciças.

Perguntas mais frequentes

P. Por que essas transferências foram autorizadas pela ICANN?

R. O Acordo de Credenciamento de Registradores (RAA) da Asadal, Inc. ficou rescindido a partir de 1° de março de 2014.

Em decorrência disso, a Asadal, Inc. não tem mais autorização para registrar ou administrar registros de gTLD. A ICANN autorizou transferências maciças de acordo à Política de Transferências entre Registradores para garantir que os clientes-registratários deste registrador não fossem prejudicados pela interrupção da capacidade de seu registrador para administrar os registros.

P. Como foi selecionado o registrador vencedor?

R. A ICANN seguiu seu Procedimento para Transição de Registradores Descredenciados (veja http://www.icann.org/en/resources/registrars/drt/dartp-11jul13-en.pdf [PDF, 129 KB]) para identificar um registrador vencedor para os nomes de gTLD administrados previamente pelo registrador cujo credenciamento foi retirado. Através deste processo, a Gabia, Inc. foi identificada.

P. A Gabia, Inc. vai tentar entrar em contato com os registratários afetados? O que deveriam fazer agora os clientes deste registrador descredenciado?

R. Os ex clientes da Asadal, Inc. deveriam receber uma notificação da transferência e instruções para que a Gabia, Inc. continue a administrar seus nomes. Os clientes afetados que não receberem notificações da Gabia, Inc. deverão contatar a Gabia, Inc. usando a informação de contato fornecida em: http://www.internic.net/registrars/registrar-244.html.

P. Os registratários devem pagar uma cota pela transferência maciça?

R. Não. Os registratários não devem arcar com a transferência maciça. Diferente do que acontece com uma transferência normal entre registradores, os termos do registro não serão estendidos por um ano. Assim, para poder manter seu registro é importante contatar a Gabia, Inc. se seu registro estiver próximo a vencer.

P. Que acontece se os registratários afetados desejam selecionar um registrador diferente?

R. Os registratários vão poder continuar transferindo seus registros a outros registradores sob a Política de Transferência entre Registradores (veja http://www.icann.org/en/transfers/). Observe que a Gabia, Inc., a seu próprio critério, poderá rejeitar transferências durante os primeiros 60 dias depois da transferência maciça. Este período de 60 dias está permitido sob a Política de Transferências entre Registradores com o objetivo de proteger os registratários. O registratário poderia precisar renovar nomes que vencerão durante os primeiros 60 dias depois da transferência para a Gabia, Inc. usando os detalhes fornecidos acima.

P. Como os clientes da Asadal, Inc. poderão saber se uma mensagem supostamente da Gabia, Inc. é legítima?

R. A mensagem da Gabia, Inc. deveria encaminhá-lo até seu site ou encaminhá-lo a outras informações de contato fornecidas acima. Para assessoramento geral sobre como evitar mensagens de phishing pelo correio eletrônico, você também poderá consultar os materiais preparados pelo Grupo de Trabalho Anti-Phishing (veja http://www.antiphishing.org/resources/overview/avoid-phishing-scams).