ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Idiomas bengali e khmer incluídos no processo de testes com IDNs | Wikis com nomes de domínio internacionalizados agora abrangem 17 idiomas

9 October 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

MARINA DEL REY, Calif.: As iniciativas da Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet para colocar as línguas do mundo todo na rede resultaram na inclusão de dois novos idiomas – bengali e khmer – no processo global de testes.

“Cada vez que acrescentamos um novo idioma na base de dados Wiki, abrimos oportunidade para que mais caracteres sejam testados e mais pessoas se envolvam e contribuam com suas idéias”, disse Tina Dam, Diretora do Programa da ICANN para Nomes de Domínio Internacionalizados. “Desde que lançamos a página Wiki com 11 idiomas em outubro de 2007, acrescentamos mais seis línguas. Continuaremos acrescentando idiomas toda vez que uma comunidade lingüística permitir um Wiki”.

As novas páginas Wiki em bengali e khmer estão disponíveis a partir da página Wiki principal para IDNs, idn.icann.org, e também nos seguintes links:

Bengali
bn.idn.icann.org
বাংলা .idn.icann.org
xn--54b7fta0cc.idn.icann.org


Khmer :
http://km.idn.icann.org/
ភាសាខ្មែរ.idn.icann.org
http://ភាសាខ្មែរ.idn.icann.org/


Como os endereços e alguns conteúdos aparecem em fontes que muitos internautas não têm disponíveis em seus computadores, a ICANN acrescentou uma página de fontes à Wiki de IDNs. Ela permite que os usuários vejam se as fontes estão disponíveis – e se não estiverem, eles podem baixá-las. A página de fontes está em: http://idn.icann.org/Fonts.

A ICANN está trabalhando com a comunidade mais ampla da Internet para colocar os IDNs no primeiro nível. Isso significa que ao invés dos atuais caracteres romanos disponíveis para nomes de domínio, estarão disponíveis quase 100.000 caracteres de línguas do mundo todo.

“Nosso objetivo é que os IDNs estejam disponíveis quando o período de requerimento para novos domínios de primeiro nível for lançado no segundo trimestre de 2009”, acrescentou Tina. “Os IDNs ajudarão as pessoas a terem seus nomes em sua língua, e essas páginas Wiki são um passo importante para saber como os IDNs funcionam”.

Sobre a ICANN:

A ICANN é responsável pela coordenação global do sistema de identificadores exclusivos da Internet, como nomes de domínio (por exemplo, .org, .museum e códigos de países, como .uk) e os endereços usados em vários protocolos da Internet que ajudam os computadores a se comunicarem pela Internet. A administração cuidadosa desses recursos é vital para a operação da Internet, de modo que os participantes globais da ICANN se reúnem periodicamente para elaborar políticas que garantam a continuidade da segurança e estabilidade da Internet. A ICANN é uma entidade internacional sem fins lucrativos em benefício público. Para mais informações, visite: http://www.icann.org/.

Contatos com a imprensa:

Jason Keenan
Assessor de imprensa, ICANN (EUA)
Tel.: +1 310 382 4004
E-mail: jason.keenan@icann.org


Internacional: Andrew Robertson
Edelman (Londres)
Tel: +44 7921 588 770
E-mail: andrew.robertson@edelman.com