ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Avri Doria é a primeira ganhadora do Prêmio Ethos de Múltiplas Partes Interessadas da ICANN

23 June 2014

Photo of Avri Doria

O Comitê de Avaliação do Programa piloto do Prêmio Ethos de Múltiplas Partes Interessadas da ICANN selecionou uma antiga membra da comunidade, Avri Doria, como a primeira ganhadora do prêmio. Ela recebe o prêmio em reconhecimento por suas várias funções na ICANN (como na ATRT2, na academia da ICANN e como participante ativa de muitos grupos de trabalho). O prêmio também reconhece sua participação ativa e construtiva em outros fóruns na Internet como o Grupo de Trabalho da ONU na Governança da Internet (WGIG), a Cúpula Mundial na Sociedade de Informações (WSIS), o Fórum de Governança da Internet (IGF), o Grupo de Trabalho da ONU na Cooperação Aprimorada (WGEC), a Sociedade da Internet (ISOC), a Força Tarefa de Engenharia da Internet (IETF), a Força Tarefa de Pesquisa da Internet (IRTF) e outros.

Nomeada do Comitê de Nomeação para o Conselho da GNSO pertencente à ICANN de 2005 a 2009 e eleita do Grupo de Partes Interessadas Não Comercial (NCSG) de 2013 até agora, Avri também foi presidente da GNSO e seu conselho de 2007 a 2009. Ela atuou em vários grupos de trabalho da GNSO, como participante-chave do Grupo de Trabalho entre Comunidades do Programa de Apoio ao Candidato e dentro de vários grupos de trabalho do At-Large. Moradora de Rhode Island nos EUA, ela é atualmente conselheira de governança e política do dotgay LLC, é participante da equipe de pesquisa da Associação para Comunicações Progressivas (APC) e membra da faculdade da Escola Internacional para Governança da Internet.

No geral, o painel de avaliação a selecionou entre 22 nomeados como a pessoa que melhor demonstrava o espírito de colaboração mostrado através da empatia e do desejo sincero de se envolver com pessoas de outras origens, culturas e interesses. Ela demonstrou sua vontade de se aproximar de outras pessoas, de ouvir e se envolver de verdade com pessoas que não necessariamente compartilham seus pontos de vista ou interesses. Ela é bem conhecida fora de grupos constituintes ou grupos de partes interessadas como uma pessoa disposta a ter um diálogo verdadeiro e trabalhar para o consenso. Ela é uma verdadeira administradora do modelo de múltiplas partes interessadas.

O painel de avaliação da comunidade era formado por: Carolina Aguerre, John Berard, David Conrad, Olivier Crépin-Leblond, Robert Guerra, Roelof Meijer, Jonathan Robinson e Stefano Trumpy. Os indicados e os indicadores são confidenciais.

Trabalhando em um período de quatro semanas, eles avaliaram as nomeações enviadas da comunidade e cuidadosamente deliberaram cada candidato de acordo com quatro critérios:

  1. Trabalho voluntário comprovado com várias partes interessadas por meio de grupos de trabalho ou comitês.
  2. Espírito de colaboração demonstrado por meio do envolvimento com outros membros da comunidade, com o objetivo de chegar ao consenso.
  3. Facilitador comprovado do diálogo e do debate aberto de maneira justa, cordial e amistosa.
  4. Outros fatores de dedicação comprovados demonstrados durante o tempo dispendido apoiando o modelo de várias partes interessadas da ICANN e sua eficiência geral.

O programa piloto foi criado para testar o conceito de um Prêmio Ethos de Múltiplas Partes Interessadas que reconhece os participantes da ICANN que investiram muito em soluções baseadas em consenso e na importância do modelo de múltiplas partes interessadas da ICANN para a governança da Internet. O modelo de múltiplas partes interessadas junta interesses especiais ou concorrentes para trabalhar em direção a um objetivo conjunto e, por isso, levanta debates e discussões vibrantes sobre uma variedade de assuntos. Devido à presença de tantas opiniões e interesses diferentes na estrutura de elaboração de políticas da ICANN, gentileza e colaboração são comportamentos fundamentais para o sucesso.