ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

O Prêmio Multissetorial Ethos 2017 expressa seu reconhecimento a dois membros da comunidade global da Internet

26 June 2017

In addition to the U.N. six languages, this content is also available in

26 de junho de 2017 – JOHANESBURGO – A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) tem o prazer de anunciar os nomes das pessoas selecionadas para receber o Prêmio Multissetorial Ethos 2017. Este ano, o painel de avaliação da comunidade distingue dois antigos membros da comunidade da ICANN: Hiro Hotta e Patricio Poblete. Os prêmios foram apresentados hoje, na reunião ICANN59 em Johanesburgo, África do Sul.

O prêmio Ethos para os diferentes setores interessados distingue os membros da comunidade da ICANN que tenham feito contribuições destacadas para o modelo multissetorial de governança da Internet da ICANN. Hiro Hotta e Patricio Poblete foram selecionados entre 14 candidatos como aqueles que melhor manifestaram seu espírito de colaboração, com a promoção do espírito de consenso. Estes vencedores demonstraram seu comprometimento com o modelo multissetorial da ICANN através de muitos anos de ativa participação e dedicação.

O painel da comunidade achou que cada um dos candidatos selecionados cumpria os critérios, de maneira diferentes, para receber o prêmio e os reconheceu como indivíduos exemplares por como eles têm apoiado e promovido o modelo multissetorial nas suas respectivas regiões.

Hiro Hotta, domiciliado no Japão, foi reconhecido por seu comprometimento firme com o serviço de voluntários, servindo à comunidade da ICANN por mais de 18 anos. Hiro Hotta começou em 1999 e durante 2 anos trabalhou como membro do Conselho de Nomes da Organização de Apoio para Nomes de Domínio da ICANN (DNSO - Domain Name Supporting Organization). Ele é um dos membros mais tradicionais do órgão que sucedeu à DNSO, o Conselho da Organização de Apoio para Nomes de Domínio com Código de País (ccNSO -Country Code Names Supporting Organization). Hiro encarna o espírito do Prêmio Multissetorial Ethos por seu entusiasmo permanente com seus colegas e com outros membros da comunidade para alcançar consenso em decisões cruciais sobre políticas que afetam a comunidade de nomes da ICANN.

Hiro também teve um papel essencial na elaboração e implementação dos Nomes de Domínio Internacionalizados (IDNs - Internationalized Domain Names), incluindo os domínio de topo com códigos de país (ccTLDs) dos IDNs. Liderou inúmeros exercícios (e contribuiu com eles) para ajudar às comunidades da região Ásia-Pacífico a criar Painéis de Geração de Rótulos genuínos e válidos. Estes painéis têm dirigido a criação dos ccTLDs dos IDNs, tornando a Internet global verdadeiramente multilíngue, acessível e disponível para todos. Suas contribuições para essa iniciativa merecem ser reconhecidas.

Patricio Poblete, do Chile, foi reconhecido por sua participação do processo da ICANN antes de que a ICANN se constituísse como corporação. Como Hiro, ele também foi membro da DNSO. Patricio foi muito ativo mobilizando esta comunidade tão diversa para criar as atuais ccNSO, a Organização de Apoio para Nomes Genéricos (GNSO - Generic Names Supporting Organization), o Grupo Constitutivo de Negócios e o Grupo Constitutivo de Propriedade Intelectual. Ele foi um dos membros originais da ccNSO, até 2011.

Durante todo esse período na comunidade da ICANN, Patricio trabalhou com indivíduos e com as comunidades para manter una Internet segura, estável e confiável, em permanente evolução. Seu comprometimento com a equidade, o acesso e a liberdade de participação no mundo digital tem sido infatigável. A capacidade de alcançar consenso é a base do modelo multissetorial e Patricio encarna este aspecto do ambiente multissetorial.

Patricio é um indivíduo único por sua capacidade de pensar em termos globais enquanto age no âmbito local. Ele foi impulsionou a criação da Associação de TLDs da América Latina e Caribe (LACTLD - Latin American and Caribbean TLD). Trabalhou incansavelmente para garantir que as necessidades e perspectivas próprias da comunidade da Internet da América Latina e o Caribe fossem representadas em nível mundial. Foi uma ponte efetiva entre as comunidades de normativas e as técnicas da América Latina, a ICANN e a Organização de Apoio a Endereços (ASO - Address Supporting Organization), dirigindo a criação do Centro de Informação de Redes da América Latina e Caribe (LACNIC - Latin America and Caribbean Network Information Center)

Lançado em 2014, na ICANN50 em Londres, o Prêmio Multissetorial Ethos reconhece aqueles participantes da ICANN que tenham investido em soluções de consenso, que tenham reconhecido a importância do modelo multissetorial de governança da Internet da ICANN e feito contribuições fundamentais para os mais altos interesses da ICANN e da comunidade.