مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

O Centro de Empreendedorismo do DNS para o Oriente Médio e a África começa muito bem

22 أبريل 2015
بقلم

null

Os workshops da linha empresarial começam com o pé direito

O espaço de nomes de domínio está passando por uma expansão sem precedentes com a introdução de mais de mil novos domínios de primeiro nível, entre os quais mais de 500 foram delegados na zona raiz. Embora a maioria dos investidores desses novos gTLDs venha de países desenvolvidos, os países em desenvolvimento também se beneficiam com essa expansão. Mesmo dentro do espaço do DNS já existente, especialmente os ccTLDs de regiões como a África e o Oriente Médio, as oportunidades inexploradas são enormes.

Apoiar esse desenvolvimento necessário do setor de nomes de domínio na África e no Oriente Médio é um objetivo estratégico importante para a ICANN. Nossa parceria [PDF, 675 KB] com a Autoridade Nacional Reguladora de Telecomunicações (NTRA) do Egito para estabelecer o Centro de Empreendedorismo do DNS (DNS-EC) para atender a África e o Oriente Médio é essencial para enfrentar esses desafios. As primeiras sessões de treinamento do Centro foram realizadas de 29 de março a 9 de abril em Cairo, Egito. Mais de 40 participantes de 12 países estavam presentes, entre registros de ccTLDs, registradores, Provedores de Serviços de Internet e departamentos de TI de diferentes organizações.

Foram realizados dois workshops, um sobre o "Desenvolvimento empresarial do DNS" e outro sobre "Práticas recomendadas para registros", conduzidos respectivamente por Tom Barrettt do EnCirca, Inc (Registrador credenciado pela ICANN) / Michele Neylon da Blacknight Solutions da Irlanda (Registrador credenciado pela ICANN), e Giovanni Seppia do EURid / Emily Taylor da Emily Taylor Consultancy Ltd. Os workshops se concentraram nas necessidades básicas para criar, lançar e operar um negócio do DNS, na cadeia de valor do setor de nomes de domínio, em estratégias de marketing, comunicação e marca, e na continuidade dos negócios. Durante as sessões, foram apresentados planos de negócios e marketing oferecidos por diversas empresas, entre elas Radix TLD Registry, Tucows's OpenSRS wholesale registrar, ARI's Discovery DNS, .buzz gTLD registry, .club gTLD registry, .me TLD Registry, TLD Registry, Architelos, e DotTBA. Além disso, o formato interativo dos workshops permitiu que os participantes realizassem vários exercícios em grupo, que os ajudaram a aplicar o conhecimento obtido ao longo do curso usando seus TLDs como cenários.

A ICANN agradece a todas as pessoas que contribuíram com o programa, seja pessoalmente ou com conteúdo e material.

Veja a opinião de alguns dos instrutores:

Michele Neylon "Um dos motivos pelos quais eu me ofereci para participar de algumas das atividades da ICANN no Oriente Médio e na África foi a curiosidade. Eu queria ver e descobrir o que estava acontecendo na região e interagir com as pessoas que "colocam a mão na massa". Talvez no futuro, a ICANN possam tentar combinar eventos de treinamento com outros tipos de atividades que ajudariam a atrair participantes de fora da região. Pessoalmente, achei o workshop do DNS válido e interessante e recomendo que outros registradores participem".

Giovanni Seppia "Acho que o workshop do DNS cumpriu sua missão de oferecer treinamento aos representantes de diferentes empresas do Oriente Médio, especialmente registros e registradores, sobre as relações entre registros e registradores, os processos de desenvolvimento de políticas do ccTLD, oportunidades de marketing e suas funções na promoção do desenvolvimento de capacidade e de iniciativas sociais em seus respectivos países/regiões. Espero que o workshop seja a primeira etapa de um caminho que os ajudará a ampliar seus conhecimentos e suas perspectivas. Gostei muito do interesse que os participantes demonstraram sobre o EURid, operador de registros de um ccTLD altamente regulado, e de seu entusiasmo ao ver que, apesar de ter uma estrutura regulatória complexa, o registro .eu conseguiu enfrentar todos os desafios do ambiente do DNS.

Com certeza recomendo que representantes de registros e registradores participem de iniciativas similares no futuro".

Tom Barrett "Havia uma boa combinação de lançamentos de novos TLDs e planos de vendas e marketing de TLDs existentes. O desafio ao conduzir o workshop sobre o desenvolvimento empresarial do DNS foi que eu não conhecia os históricos e dados demográficos dos participantes. Acabei descobrindo que a maioria deles vinha de organizações bem estabelecidas, com maior foco em proteger e aumentar seus negócios atuais que em lançar novos negócios. Adaptei o workshop empresarial realizando exercícios interativos de análise SWOT sobre o mercado egípcio. Os participantes de vários países também apresentaram visões gerais concisas e claras sobre os mercados de DNS em seus países.

Acho que esse modelo adaptativo foi eficaz e deve ser incorporado aos futuros workshops.

Recomendo que os líderes de negócios participem de outros workshops. Ouvir em primeira mão sobre os desafios enfrentados pelos negócios de DNS em partes menos atendidas do mundo ajuda a ter ideias para ser mais eficiente em outros países e a identificar possíveis caminhos para a expansão dos negócios em novos mercados".

Continuando com os workshops planejados dentro do projeto DNS-EC , a linha técnica será lançada na semana que vem, com um workshop de "Treinamento para instrutores" realizado pela ICANN e pelo NSRC em Dubai, UAE (de 26 a 29 de abril). O objetivo desse treinamento prático é expandir a expertise técnica local através da qualificação de especialistas locais para que eles se tornem instrutores e transfiram o conhecimento obtido às suas comunidades.

Authors

Baher Esmat

Baher Esmat

VP, Stakeholder Engagement - Middle East & Managing Director MEA