مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

¡Siempre Arriba! Um dia de engajamento no coração do México

10 أكتوبر 2014
بقلم و Christian Dawson و

O dia 1 de outubro de 2014 foi um grande dia para a participação da ICANN em Guadalajara, México.

Justo um dia antes, Fadi Chehadé tinha feito um apelo fervoroso pedindo por mais envolvimento na governança da Internet dos delegados na reunião anual da WITSA, a Aliança Mundial de Serviços Tecnológicos da Informação. Em decorrência disso, atraímos bastante gente para a nossa jornada completa de programação da ICANN, paralelamente à reunião. Organizado em parceria com os membros da comunidade da ICANN, o dia teve três segmentos diferenciados.

Primeiro, as partes interessadas participaram de uma mesa-redonda sobre o futuro da economia digital do México. A mesa-redonda foi seguida de uma sequência de atividades de extensão e recrutamento do setor de ISPCP dentro da GNSO da ICANN. A última parte do dia foi dedicada ao Roadshow LAC-i, uma das séries de oficinas para criar consciência sobre questões emergentes técnicas e de políticas que estão dando forma ao futuro do Sistema de Nomes de Domínio.

Mesa-redonda do BCG

Attendees at tables engaged in speaker's presentation

O Relatório do Boston Consulting Group Greasing the Wheels of the Digital Economy (Engraxando as rodas da economia da Internet) mostra uma grande promessa para o México, que, junto a outros 64 países, foi pesquisado pelo BCG para determinar o nível de "e-friction" (índice de limitações/restrições no uso da Internet), ou de empecilhos que o México enfrenta ao adotar por inteiro a Internet global e aberta para aumentar o crescimento econômico. Apesar de pertencer a um país com uma fricção relativamente alta, as P & M Empresas (pequenas e médias empresas) ainda continuam a ter um crescimento de renda expressivo (+7%) quando adotam soluções de Internet para o funcionamento de suas empresas. Da mesma maneira, o escore de e-intensidade do México, uma medição da maturidade de suas economias de Internet com base na facilitação, a participação e as despesas, demonstra a demanda e o entusiasmo dos Internautas mexicanos para eles se tornarem um forte estímulo para maiores acessibilidade e conectividade. Uma vez apresentado o relatório, houve uma discussão intensa entre os mais de sessenta participantes da mesa-redonda. Victor Lagunes, CIO do gabinete do presidente do México, opinou sobre a utilidade do estudo, sentimento compartilhado com Carlos Ponce Beltrán, presidente da AMIPCI, uma das associações de empresas de Internet líderes no México. Ambos os dois já examinaram o relatório em detalhe e prometeram trabalhar juntos para melhorar o escore do México em termos de futuras pesquisas em e-friction. Oscar Robles, CEO do NIC.mx, e León Felipe Sánchez, da ISOC México e membro proeminente da comunidade At-Large da ICANN, também compartilharam suas perspectivas, desde as comunidades técnicas e de usuários, respectivamente.

Presenter speaking next to LAC-I Roadshow banner

Atividades de extensão da ISPCP

O seguinte segmento no programa do dia, com o título provocativo de "O ISPCP: Quem somos nós e porque vocês deveriam fazer parte" foi liderado por Tony Harris e Christian Dawson. Representantes da Telmex, da Telefonica, e de outras organizações líderes de ISP e IXP, se reuniram para informar-se sobre como o trabalho da ICANN repercute diretamente no sucesso de seus negócios.

Os assuntos variaram, desde assuntos técnicos até assuntos vinculados às políticas. Tony Harris introduziu a sessão com uma revisão dos principais pontos na história da ICANN, na estrutura da ICANN e em como o trabalho da ICANN está vinculado com os desenvolvimentos mais amplos da Governança da Internet. A apresentação de Christian apresentou questões práticas de assuntos novos, entre eles, o IPv6, o DNSSEC, a evolução do WHOIS e assuntos sobre os novos gTLDs, por exemplo, Colisões de Nomes e Aceitação Universal. Os participantes apreciaram a prática assessoria de "auto checagem" que os ISPs e IXPs podem utilizar para determinar como preparar suas redes e seus serviços da melhor maneira.

A equipe do ISPCP concluiu com informação prática sobre como participar da ICANN, quer seja sendo membros formais da organização, quer participando dos grupos de trabalho e das solicitações de comentários públicos.

Roadshow de LAC-I

Muitas das questões debatidas entre os ISPs passaram para a terceira e última parte do dia, o Roadshow de LAC-I. O Programa de Novos Domínios Genéricos de Nível Superior e a nova geração do protocolo IP foram os assuntos "estrela" da tarde, como apresentações motivadoras. Os CEOs da Punto 2012, Aaron e Adolfo Grego, compartilharam suas experiências com .rest e .bar, enquanto Tony Harris (ecomLAC) e Oscar Robles (NIC México) apresentaram o caso de .LAT. Todos os participantes demonstraram um interesse impressionante: em muitos casos, essa era a primeira vez que ficavam sabendo sobre a existência desses novos gTLDs na sua região. Depois disso, o setor acadêmico (Alejandro Martinez Varela, Universidade de Guadalajara), o setor privado (Javier Contreras, Telmex) e a comunidade técnica (César Díaz, LACNIC) se reuniram em um diálogo multissetorial para compartilhar estórias de sucesso, fatos e números sobre o lançamento do IPv6 na América Latina e o Caribe.

President and CEO Fadi Chehadé and the camera crew

A apertada agenda também incluiu tempo para apresentações da mídia, bem como um tempo muito bem aceito para atividades sociais na tarde, antes do evento. Deliciosas iguarias locais, como o tequila (e grilos!) foram experimentadas, bem como uma impressionante seleção de especialidades mexicanas. O vice presidente da ICANN para América Latina e o Caribe, Rodrigo de la Parra, foi um entusiasta anfitrião em seu próprio país. Estamos muito gratos pela calorosa recepção da comunidade da Internet no México e esperamos que a participação dos talentosos e fervorosos setores interessados do México continuem crescendo.

Authors

Alex Dans

Alex Dans

Communications Director, the Americas

Christian Dawson

Christopher Mondini

Christopher Mondini

VP, Stakeholder Engagement & Managing Director - Europe