مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Planejamento de Implementação da Transição da Administração da IANA: Balanço dos últimos dois meses e expectativas para 2016

23 ديسمبر 2015
بقلم Akram Atallah

A última atualização que eu passei foi há pouco mais de dois meses, quando caminhávamos para a ICANN54 em Dublin. O nosso objetivo naquele momento era receber feedback e entender melhor as necessidades da comunidade no relato e supervisão do planejamento da implementação para a transição da Administração da IANA. Olhando para o nosso progresso desde outubro, nós alcançamos este objetivo e muito mais.

Agora, oferecemos atualizações de status mensais sobre os esforços do planejamento de implementação para as equipes de liderança do CCWG-Responsabilidade, CWG-Administração, Equipe CRISP, IANAPLAN WG, GNSO, ccNSO, IETF, IAB, e RIRs nas convocações de Gestão para Facilitação do Programa de Transição. Além disso, definimos uma cadência de relatórios com o CWG-Administração, oferecendo atualizações de status mais detalhadas sobre o planeamento da implementação nas convocações quinzenais do grupo. Também estamos trabalhando com todas as comunidades operacionais na definição de níveis de serviço e documentação das nossas relações com elas, bem como sobre os Direitos de Propriedade Intelectual da IANA. Do lado do CCWG-Responsabilidade, estamos ansiosos para iniciarmos o envolvimento com o grupo, uma vez que suas Recomendações da Linha de Trabalho 1 estejam finalizadas.

Pouco depois da ICANN54, lançamos uma página web dedicada a fornecer atualizações sobre as atividades de planejamento da implementação à comunidade. Estamos montando esta web page de modo a fornecer uma experiência de navegação mais transparente e completa, incluindo capacidades de organizar e filtrar. Fiquem de olho para saber mais nas próximas semanas.

Do lado do Governo dos EUA, estamos nos engajando com a NTIA nos nossos esforços de planejamento. O feedback da NTIA tem sido muito útil no desenvolvimento dos nossos planos e cronogramas para permitir que a ICANN planeje a implementação o mais cedo possível, respeitando o atual Contrato de Funções da IANA.

No meu blog pré-ICANN54, escrevi que a nossa avaliação mostrou que precisaríamos de quatro meses para concluir a implementação da transição da Administração da IANA, assumindo que as propostas fossem aprovadas. Este calendário não mudou. No entanto, esperamos que a nossa colaboração contínua com a comunidade, o engajamento com a NTIA e um cuidadoso planejamento do projeto nos permita concluir a implementação necessária da maneira mais eficiente possível, chegando a uma conclusão a tempo para a transição em 2016. Continuaremos monitorando o progresso e reportando as informações à comunidade regularmente.

Conforme nos aproximamos de 2016, nossa equipe espera seguir colaborando com a comunidade rumo a uma transição bem-sucedida e pontual.

Boas festas a todos que comemoram estas datas e meus melhores votos para o Ano Novo!

Authors

Akram Atallah

السابق President, Global Domains Division