مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Começo do lançamento da versão Beta do site de WHOIS – Fase I

4 نوفمبر 2013
بقلم ICANN Blog

por Margie Milam, Diretora Sênior – Iniciativas Estratégicas

Em novembro passado, a ICANN decidiu fazer melhorias importantes no WHOIS, especialmente no que tange à precisão e ao acesso. Foram dedicados muitos recursos para implantar melhorias em base ao trabalho da Equipe de Revisão do WHOIS.

Tenho o prazer de informar que a ICANN tem alcançado vários marcos, entre eles, requisitos contratuais fortalecidos (como os novos requisitos de validação e verificação e os padrões para serviços de privacidade/proxy) e processos de conformidade enxutos para tratar as reclamações por imprecisões no WHOIS. Além disso, a ICANN tem participado de uma série de eventos de extensão dos registradores globais para facilitar a transição para esses novos requisitos. Nos próximos meses, a ICANN vai lançar uma série de outras melhorias, baseadas no Plano de Ação [PDF, 119 KB] adotado pelo Comitê da ICANN.

Hoje, a ICANN está iniciando a Fase I do Site do WHOIS, agora disponível para receber suas opiniões e comentários. O Site de WHOIS é um dos projetos chave que estão surgindo a partir da resposta da ICANN ao Relatório Final da Equipe de Revisão de WHOIS.

Pela primeira vez, você pode visitar um site para informar-se acerca de WHOIS. A Fase I oferece uma localização central para informações sobre quaisquer aspectos de WHOIS. O Site de WHOIS consolida o conteúdo relativo a WHOIS em um formato fácil de ser lido e fácil de ser localizado. Ele será submetido a futuras atualizações na Fase II para incluir uma funcionalidade com formato de portal de busca centralizado para todos os gTLD, junto a uma publicação sobre estatísticas de precisão para rastrear a eficácia das recentes melhorias no serviço de WHOIS.

A Fase I inclui:

  • História de WHOIS
  • Visão geral técnica
  • Glossário
  • Centro de Conhecimentos para localizar documentos relativos a WHOIS
  • Get Involved – para aqueles interessados em participar em atividades de políticas
  • Improve WHOIS – espaço aonde encaminhar as queixas sobre precisão e acesso.
  • Perguntas mais frequentes

Experimente e diga-nos se você o acha útil, ou forneça sua opinião sobre como ele pode adaptar-se melhor a suas necessidades em http://whois.icann.org/en/submit-feedback.

O Site de WHOIS é apenas uma das muitas maneiras que a ICANN tem para implantar as recomendações da Equipe de Revisão de WHOIS. Para saber mais acerca do estado das outras melhorias feitas no WHOIS, a ICANN tem publicado o primeiro Relatório Anual sobre Melhorias no WHOIS, que descreve todas essas atividades e informa o virá nos próximos meses.

Authors

ICANN Blog