إعلانات ICANN

اقرأ إعلانات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Exatidão sintática e de operabilidade dos dados do WHOIS em gTLDs apresentados no Ciclo 2 da Fase 2 do Sistema de Notificação sobre Questões de Exatidão

8 يونيو 2016

Hoje, a ICANN publicou o relatório Fase 2, Ciclo 2 do Sistema de Notificação sobre Questões de Exatidão do WHOIS (ARS - Accuracy Reporting System), que constitui uma continuação do relatório Fase 2 - Ciclo 1 [PDF, 1.7 MB] publicado em dezembro de 2015. Durante o Ciclo 2, a ICANN mensurou novamente tanto a exatidão sintática quanto a de operabilidade dos registros do WHOIS em gTLDs em relação aos requisitos dos Acordos de Credenciamento de Registradores (RAAs) de 2009 e 2013. O relatório Ciclo 2 trata sobre os principais tipos de não conformidades, tendências e comparações de exatidão no WHOIS em regiões da ICANN, versões do RAA e tipos de gTLDs.

Leia o relatório Fase 2 [PDF, 2.6 MB].

A ICANN elaborou testes de exatidão para responder perguntas sobre a sintaxe (formato e conteúdo) e operabilidade (por exemplo, se um e-mail enviado ao endereço de em-mail fornecido no registro do WHOIS chega a destino?) de uma amostra de registros no WHOIS. Então, usando métodos estatísticos, foram fornecidas estimativas de exatidão sintática e de operabilidade com 95% de intervalo de confiança à população de domínios em gTLDs como um todo, e a vários subgrupos de interesse. A análise encontrou que 99% dos registros tinha no mínimo um método de contato que cumpria todos os requisitos sintáticos e de operabilidade do RAA 2009, que significa que praticamente todos os registros contêm informações que podem ser usadas para estabelecer contato.

Quanto à exatidão na operabilidade, o relatório Ciclo 2 mostra que aproximadamente 91% dos endereços de e-mail, 76% dos números de telefone e 98% dos endereços postais eram operáveis. Para mais informação, veja a Tabela 1 a seguir.

Tabela 1: Exatidão geral na operabilidade de gTLDs pelo Modo Contatos (95% de intervalo de confiança)

  E-mail Telefone Endereço postal Todos os 3 exatos
Todos os 3 Contatos (Registrante, Técnico, Administrativo) são exatos 91.4% ± 0.5% 76.0% ± 0.8% 97.7% ± 0.3% 70.2% ± 0.8%

Em termos de exatidão sintática, o relatório Ciclo 2 mostra que aproximadamente 99% dos endereços de e-mail, 85% dos números de telefone e 77% dos endereços postais cumpriam todos os requisitos do RAA de 2009. A Tabela 2 a seguir fornece mais informações.

Tabela 2: Exatidão sintática geral dos gTLDs com os Requisitos do RAA 2009, pelo Modo Contatos (95% de intervalo de confiança)

  E-mail Telefone Endereço postal Todos os 3 exatos
Todos os 3 Contatos (Registrante, Técnico, Administrativo) são exatos 99.2% ± 0.2% 85.3% ± 0.6% 77.3% ± 0.7% 67.2% ± 0.8%

Finalmente, o relatório Ciclo 2 mostra uma desagregação das taxas de exatidão por região da ICANN. A Figura 1 a seguir fornece mais informações.

Figura 1: Exatidão geral da sintaxe e operabilidade de gTLDs por região da ICANN

Figure 1: Overall gTLD Syntax and Operability Accuracy by ICANN Region

Próximos passos para o Ciclo 2

A ICANN vai organizar um webinar em 16 de junho de 2016, às 14:30:00 UTC, para mostrar como são a metodologia e os achados do relatório Ciclo 2 do Sistema de Notificação de Questões de Exatidão (ARS) do WHOIS.

Veja detalhes do webinar.

Os resultados do Ciclo 2 foram fornecidos à equipe de Cumprimento Contratual da ICANN, que avaliará os tipos de erros achados e acompanhará os registradores em casos de registros potencialmente inexatos. Se queixas de inexatidão e/ou formato no WHOIS forem criadas a partir dos dados do sistema ARS do WHOIS, o setor de Cumprimento Contratual da ICANN vai emitir tickets conforme à abordagem e o processo do cumprimento contratual [PDF, 292 KB]. O cumprimento fornece atualizações trimestrais, que incluem atualizações nos tickets de WHOIS ARS e podem ser consultadas aqui.

Próximos passos para o sistema ARS do WHOIS

Como a Fase 2 se completa ciclicamente a cada seis meses, a ICANN vai começar a trabalhar no ciclo 3 em julho de 2016. Espera-se que os testes estejam completos em outubro de 2016 e há um relatório sobre a Fase 2 - Ciclo 3 que visa estar pronto no começo de dezembro de 2016. Então, o Ciclo 4 vai começar em janeiro de 2017.

Histórico

A ICANN revisa o Programa do WHOIS a cada três anos como parte de sua Afirmação de Compromissos (AoC). Em 8 de novembro de 2012, a Diretoria da ICANN aprovou uma série de melhorias na maneira em que a ICANN faz sua supervisão do Programa WHOIS com base nas recomendações feitas pela Equipe de Revisão do WHOIS 2012. Como parte dessas melhorias, a ICANN se comprometeu a identificar proativamente dados de contato do WHOIS de gTLDs potencialmente inexatos e a remeter esses registros aos registradores para sua pesquisa e acompanhamento. Para essas tarefas, a ICANN iniciou a elaboração de um Sistema de Notificação de Questões de Exatidão do WHOIS. Durante todo o processo de elaboração, a ICANN consultou à comunidade e colaborou com ela.

O intuito do sistema ARS é produzir melhorias ao longo do tempo no nível de exatidão dos dados do WHOIS, que serão examinados em relatórios ARS posteriores.

Sobre a ICANN,

A missão da ICANN é contribuir para garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN ajuda a coordenar e apoiar estes identificadores únicos em todo o mundo. A ICANN foi formada em 1998 como corporação pública e beneficente sem fins lucrativos e é uma comunidade com participantes do mundo inteiro. A ICANN e sua comunidade ajudam a manter uma Internet segura, estável e interoperável. Também promove a concorrência e elabora políticas para os níveis superiores do sistema de nomeação da Internet e facilita o uso de outros identificadores únicos da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org