إعلانات ICANN

اقرأ إعلانات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

A ICANN aprova Marco de Gestão de Ocorrências de Colisões de Nomes | Endereço IP Especial (127.0.53.53) alerta os Administradores de Sistemas de Problemas Potenciais

1 أغسطس 2014

A ICANN anunciou hoje a aprovação do Marco de Gestão de Ocorrências de Colisões de Nomes approval of the Name Collision Occurrence Management Framework [PDF, 634 KB] pelo Comitê de Programas de Novos gTLDs do Board da ICANN (NGPC). Os requisitos de implantação do marco foram elaborados com contribuições de muitas fontes, entre elas, a comunidade da ICANN, um relatório publicado pela JAS Global Advisors LLC e uma recomendação do Comitê Consultivo de Segurança e Estabilidade (SSAC).

O marco foi concebido para mitigar o impacto de colisões de nomes no sistema de nomes de domínio (DNS), que costumam acontecer quando nomes de domínio inteiramente qualificados entram em conflito com nomes de domínio similares usados em redes privadas. Quando isso acontece, os usuários podem ser derivados a um site não desejado ou receber uma mensagem de Erro.

Para tratar esse problema, o marco convoca todos os operadores de registros a utilizar uma técnica denominada "interrupção controlada" para alertar os administradores de sistemas sobre um possível problema na sua rede. Especificamente, vai aparecer um endereço IPv4 – 127.0.53.53 – nos registros de sistemas, que permitirá fazer um diagnóstico rápido e fornecer uma solução.

"Agora contamos com uma metodologia bem definida para mitigar colisões de nomes para os nomes de domínio de alto nível delegados e com um instrumento para que os registros desbloqueiem alguns domínios de segundo nível de sua lista," disse Akram Atallah, presidente da Divisão de Domínios Globais da ICANN. "Esses processos operacionais, que foram gerados juntamente com a comunidade multissetorial, vão ajudar a garantir a segurança do sistema de nomes de domínio".

Atallah continuou observando que a ICANN vai fornecer informação à Organização de Apoio para Nomes Genéricos (GNSO) e trabalhar com ela para considerar se deve ser empreendido um trabalho de políticas para elaborar um plano de longo prazo para tratar problemas de colisões de nomes de gTLDs

A ICANN vai organizar webinars webinars para tratar detalhes do Marco de Gestão de Ocorrências de Colisões de Nomes e responder perguntas no dia 12 de agosto de 2014 - A Sessão 1 vai ter lugar às 01:00-02:30 UTC e a Sessão 2,  às 15:00-16:30 UTC.

Visão geral: Implantação do Marco de Gestão de Ocorrências de Colisões de Nomes

Os operadores de registros da ICANN estão obrigados a cumprir os requisitos do Marco de Gestão de Ocorrências de Colisões de Nomes, que compreendem:

  • Trabalhar sobre relatórios de colisões de nomes da ICANN dentro das duas horas de recebido um relatório, durante os primeiros dois anos de vida do domínio de nível superior (TLD), medidos a partir do momento em que o TLD for delegado;li>
  • Implantar a interrupção controlada contínua durante um período de 90 dias.

As obrigações da ICANN incluem:

  • Monitorar a implantação da interrupção controlada pelo registro para garantir o cumprimento dos requerimentos contratuais;
  • Coordenar uma resposta de emergência para relatórios de colisões de nomes só quando houver consideração razoável de que a colisão de nomes em questão apresenta uma ameaça clara e concreta para a vida humana, e
  • Trabalhar dentro do Grupo de Trabalhos de Engenharia da Internet (IETF) e com outras comunidades técnicas correspondentes para identificar um mecanismo para endereços IPv6 que forneça uma funcionalidade similar à utilizada no IPv4 (o endereço IP de retorno 127.0.53.53).

O Marco de Gestão de Ocorrências de Colisões de Nomes também convoca para que a delegação de .CORP, .HOME e .MAIL seja adiada indefinidamente. A ICANN vai colaborar com as comunidades técnicas e de segurança para determinar a melhor maneira de lidar com essas cadeias no longo prazo.

Para mais informações sobre colisões de nomes, visite https://www.icann.org/namecollision.

Acerca da ICANN

A missão da ICANN é garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço em seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si. A ICANN coordena esses identificadores únicos no mundo inteiro. Sem essa coordenação não poderíamos ter uma Internet global. A ICANN, lançada em 1998, é uma corporação para o benefício público e sem fins lucrativos com participantes de todo o mundo, dedicada a manter uma Internet segura, estável e interoperável. A ICANN promove a concorrência e desenvolve uma política para os identificadores únicos da Internet. A ICANN não controla conteúdos na Internet. Não pode deter o spam nem trata questões sobre o acesso à Internet. Porém, através de sua função de coordenação do sistema de nomeação da Internet, ela tem um impacto importante na expansão e evolução da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.

Informação atualizada: A data do webinar da Sessão 1 sobre o Marco de Gestão de Ocorrências de Colisões de Nomes foi alterada. Agora será às 01:00:00-2:30 UTC de 12 de agosto de 2014.]