Skip to main content
Resources

Comunicado de imprensa: ICANN comemora o Dia Internacional da Mulher com duas líderes no comando

Pela primeira vez nos 24 anos de história da organização, duas mulheres ocupam as posições de liderança mais altas.

Esta página também está disponível em:

Los Angeles – 8 de marco de 2023 – A ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) está comemorando um marco importante. Pela primeira vez nos seus 24 anos de história, a organização tem duas mulheres ocupando os cargos mais altos de liderança.

Durante a Assembleia Geral Anual da ICANN, realizada em Kuala Lumpur, na Malásia, em setembro de 2022, Tripti Sinha foi eleita como presidente da Diretoria da ICANN. Sinha faz parte da comunidade da ICANN há mais de 8 anos e atua como membro da Diretoria da ICANN desde 2018.

Sally Costerton, consultora sênior da ICANN para o presidente e vice-presidente sênior, GSE (Global Stakeholder Engagement, Participação Global de Partes Interessadas), foi nomeada como presidente interina e CEO em dezembro de 2022. Costerton liderou departamentos globais e a estratégia de internacionalização da ICANN por mais de 10 anos.

Sinha é a segunda mulher a ocupar a presidência da Diretoria na história da ICANN. Em 1998, Esther Dyson já havia sido nomeada presidente da Diretoria da ICANN. Costerton é a primeira mulher na história da ICANN a ocupar a posição de presidente e CEO.

"Existem várias formas para mulheres do mundo todo participar da ICANN, sejam elas da comunidade acadêmica, da sociedade civil ou do setor público ou privado", disse Costerton. "A comunidade de Organizações de Apoio e Comitês Consultivos da ICANN oferece muitas oportunidades para mulheres assumirem uma vaga na mesa e ficarem à frente dos processos de elaboração de políticas que regem diferentes aspectos relacionados ao DNS (Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínio)".

O DNS Women (Mulheres no DNS) é um exemplo de como mulheres podem atuar efetivamente no espaço do DNS. Fundado em 2009 no México, o DNS Women se dedica a promover e empoderar mulheres que participam no setor do DNS no mundo todo. O grupo realizará uma sessão na próxima semana durante o encontro público da ICANN, em Cancún, México, no Mês da História da Mulher, que é comemorado nos EUA e em outros países.

A superação da lacuna de gênero que existe nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) pode significar o aumento da segurança financeira e de oportunidades para mulheres. Também pode ajudar a fortalecer esses campos proporcionando um leque maior de pontos de vistas e evitando preconceitos nos produtos e serviços, de acordo com uma pesquisa da AAUW (American Association of University Women, Associação Americana de Mulheres Universitárias).

"Mulheres que ocupam cargos de liderança têm um efeito transformador em outras mulheres. Não apenas pela mentoria, o que eu acredito que seja vital para ajudar mulheres a superar desafios, mas também porque a boa representatividade pode promover a sensação de pertencimento. Isso é particularmente importante no campo da tecnologia", afirmou Sinha.

A comunidade da ICANN vai se reunir para o Fórum da Comunidade do ICANN76 em Cancún, no México, de 11 a 16 de março de 2023. Esse evento presencial e on-line é o primeiro de três encontros públicos da ICANN que serão realizados em 2023.

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é ajudar a garantir uma Internet global estável, segura e unificada. Para entrar em contato com outra pessoa pela Internet, você precisa digitar um endereço (um nome ou um número) no computador ou em outro dispositivo. Esse endereço deve ser exclusivo, para que os computadores possam se encontrar. A ICANN ajuda a coordenar e administrar esses identificadores exclusivos em todo o mundo. A ICANN foi fundada em 1998 como uma corporação de utilidade pública sem fins lucrativos, com uma comunidade de participantes do mundo todo.

Contato de mídia

Alexandra Dans
Diretora de comunicações nas Américas
Montevidéu, Uruguai
+598 95 831 442
alexandra.dans@icann.org
ou press@icann.org

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."